Ipatinga recebe “Comida di Buteco”

O tradicional Concurso “Comida di Buteco”, promovido com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, está de volta ao município depois de duas bem sucedidas edições e dentro das programações do 47º aniversário da cidade. Este ano, o evento nacional será realizado simultaneamente em 15 cidades brasileiras, entre os dias 15 de abril e 1º de maio. Em Ipatinga, serão 15 estabelecimentos participantes da promoção. Além da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, dão apoio ao evento a Vigilância Sanitária, o Senac, Sebrae/MG e o Unileste/MG, com os cursos de Nutrição e Arquitetura.

Para entrar na disputa, os concorrentes devem obedecer a uma série de critérios, sendo um deles que o dono do bar esteja à frente do negócio. O petisco ou tira-gosto vencedor será definido pelos votos do público em geral que freqüenta os bares e um do júri secreto, composto por formadores de opinião e especialistas em culinária.

Considerado o principal evento do país voltado para botecos, o “Comida di Buteco” teve sua primeira edição na capital mineira, em 2000. Atualmente, é realizado em Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberlândia, no interior mineiro; além das cidades de Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Manaus e Belém. Conforme os organizadores, a lista com o nome dos bares participantes da temporada edição será divulgada na véspera da abertura do evento, numa ação exclusiva para a imprensa. 
Incremento
O prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) destaca o estímulo que o “Comida di Buteco” traz aos participantes para melhorarem seus serviços, adequando cardápio, atendimento, higiene e espaços físicos e capacitando os profissionais. “Mesmo os bares que não participam do evento acabam se espelhando no desempenho daqueles que disputam e também melhoram seus serviços”, lembrou Robson Gomes.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, Marco Aurélio de Sena, o evento além de reforçar a economia familiar, movimenta o setor de alimentos, como supermercados e estabelecimentos hortifrutigranjeiros. “Podemos estender essa movimentação à zona rural do município”, adiantou.

Marcos Sena ressalta ainda que Ipatinga tem se preocupado cada vez mais com a prestação de serviços e que o setor de bares, restaurantes e similares é fundamental neste processo. “Historicamente toda nossa economia foi fundamentada na produção industrial. Hoje em dia, temos que diversificar. Há uma cadeia muito grande que permite, sobretudo, movimentar a economia familiar. Vamos desenvolver, a partir deste ano, todo um trabalho de apoio e fomento para profissionalizar cidadãos e, consequentemente, melhorar os serviços prestados. Por isso, a Prefeitura de Ipatinga investirá em pequenos e médios empresários”, adianta o secretário.

fonte: JVA online

0 comentários: