Saiba como estão as BRs 381, 458, 116 e 259

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, na BR-381, no Vale do Aço, circulam de 10 a 15 mil veículos por dia. Na BR-458, são 5 mil. Os motoristas precisam ficar atentos à segurança.

Vale do Aço

O trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Ipatinga é um dos que exigem maior atenção dos motoristas: são duzentas curvas. Uma por quilômetro. São poucos os que têm paciência no trânsito.

Já quem vai do Vale do Aço para Caratinga precisa passar pela BR-458. São 50 km da saída de Ipatinga até o entroncamento com a BR-116. O asfalto está em boas condições. Funcionários a serviço do Dnit cortavam o mato para melhorar a visibilidade de quem trafega na região. Os dois sentidos da rodovia possuem acostamento. Mas há pontos onde é preciso ter cuidado. É o caso do km 133, no trevo de acesso a Ipaba. Para reduzir o risco de acidente, os motoristas devem sempre parar no acostamento antes de cruzar a pista. O outro trevo para Ipaba também é perigoso, fica entre duas curvas.

Valadares

Na BR-116, atenção para a Serra do Onça, próximo a Dom Cavati. O local teve o asfalto revitalizado, mas ainda traz riscos como desmoronamento de pedras. Há também obras inacabadas, o que deixa a pista mais estreita. É o caso de um trecho próximo da entrada de Capitão Andrade. Os acostamentos com desníveis aumentam os riscos de acidentes. Um caminhão carregado de telhas despencou de uma altura de 50 metros.

BR-381 – o asfalto está em boas condições, mas nela há poucos pontos de ultrapassagem, acostamento reduzido e muitos veículos pesados. Neste Natal, houve acidentes com mortes. Na rodovia, passam motoristas do estado de São Paulo e Minas Gerais em direção às praias do Nordeste.

A Polícia Rodoviária Federal espera que para o Ano Novo o fluxo nessas duas rodovias seja 20% maior em relação ao Natal.

Mineiro adora praia e o litoral do Espírito Santo é um dos mais procurados neste fim de ano. O principal acesso a esse local é pela BR-259. A rodovia possui algumas características que exigem do motorista atenção redobrada com o aumento do fluxo. Durante o feriado de Natal, o motorista de um carro, onde havia cinco pessoas, perdeu o controle em uma descida, próximo ao trevo de Coroaci, e bateu de frente com uma viatura da Polícia Civil. Há também trechos sem acostamento, queda de barreiras e várias propriedades rurais, o que aumenta o risco de animais na pista.

Nota
O Dnit informou estar em fase de recebimento dos projetos executivos para a duplicação da BR-381. A licitação para a obra deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2011. Informou também que a sinalização da rodovia no perímetro urbano de Ipatinga está em boas condições e adequada às normas do Denatran. Sobre o trevo de acesso a Ipaba, o órgão disse que se trata de um acesso secundário que não foi construído e nem pavimentado pelo Dnit. O trevo oficial se encontra no km 133 da rodovia. Sobre a BR-116, há obras em andamento e outras a serem executadas.

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