Ipatinga sedia evento de esportes radicais

Lars Grael: "É preciso preparar a base"
O XTerra Vale do Aço é a primeira prova
do XTerra Brazil Tour 2011 e conta pontos
para o ranking nacional de
Triathlon/Duathlon do XTerra


Prova de natação do Circuito XTerra,
que reúne atletas de todo o País
em diversas modalidades
IPATINGA - Nos dias 2 e 3 de abril, Ipatinga vai sediar as provas do Circuito XTerra Vale do Aço. O evento é uma parceria firmada do Sesi e Fiemg com a produtora X3M Sports Business, responsável pela execução da competição no Brasil e Argentina. O projeto foi apresentado à classe empresarial na manhã desta quinta-feira (24), no auditório do Senai, no bairro Veneza. 
Neste ano as provas serão realizadas em cidades como Jacutinga (SP), Pirenópolis (GO), Teresópolis (RJ), Manaus (AM), Mangaratiba (RJ), Juiz de Fora (MG), Ilhabela (SP), Tiradentes e São João Del Rei (MG), Aquiraz (CE) e Florianópolis (SC).

FOMENTO
As provas de esportes radicais vão trazer para o município cerca de 1.500 atletas, inclusive já houve a confirmação de esportistas estrangeiros da França e Canadá.
Segundo o presidente da Fiemg Vale do Aço, Luciano Araújo, a iniciativa de trazer a competição para uma cidade industrial está sendo um desafio. Ele defendeu que o objetivo é fomentar o comércio, a rede de hotelaria e restaurantes do município e região.
"Vamos receber atletas de várias partes do país, inclusive do mundo e muitos deles jamais ouviram falar de Ipatinga. Queremos que a classe empresarial nos ajude a tornar esse circuito uma sucesso", pediu.

PROVAS
Serão realizadas provas de Triathlon Off Road, Corrida Noturna, Mountain Bike e mini corrida para crianças de 1 a 12 anos. Os locais escolhidos para a competição são o Parque Ipanema e a Lagoa Silvana.
Bernardo Fonseca, dono da produtora X3M Sports Business, destacou que o evento é direcionado para atletas com idade entre 18 a 45 anos. "O preço acessível das provas permite que qualquer cidadão participe. Nem é preciso preparo físico para competir na corrida noturna. Muitos fazem a prova apenas por lazer", comentou o empresário.

INCRIÇÕES
Quem desejar se inscrever para as provas pode acessar o site da competição através do endereço www.xterrabrasil.com.br. Mas, na próxima semana os postos de inscrição já estarão disponíveis em vários pontos da região, inclusive em Coronel Fabriciano e Timóteo.

Lars Grael defende integração entre esporte e políticas públicas
IPATINGA - Apesar da progressiva valorização do esporte no Brasil, falta ao País a clareza sobre o financiamento do segmento e a definição do papel de cada setor: poder público, empresarial e clubes. Com esta avaliação, o medalhista olímpico Lars Grael, membro da Comissão Nacional de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro participou, ontem (24), do Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. "Esporte e Juventude" é o último dos dez temas do fórum, debatidos desde o dia 15.
Além de Lars Grael, participaram como palestrantes o representante do Conselho Nacional de Juventude, Josbertini Virgínio Clementino; o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Emerson Silami; e gerente de Lazer e Esportes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Antônio Muzzi. Na mesa presidida pelo deputado Marques Abreu, eleito nesta data para presidir a Comissão de Esportes da Assembleia, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, discorreu sobre os programas desenvolvidos em Minas pela SEEJ.

BASE
Reconhecendo que o esporte ganhou nova dimensão no País, ao longo das últimas décadas, Lars Grael salientou, que o Brasil precisa investir mais no esporte de base. "Hoje vemos muito investimento no esporte de rendimento, mas é preciso preparar a base, com o esporte nas escolas, para a formação de atletas do futuro". Lembrando que a vocação do País é abrir-se para o mundo, na forma do turismo, Grael afirmou que a realização de eventos esportivos é o principal caminho.

POLÍTICAS PÚBLICAS
Ao apresentar suas sugestões, Lars Grael disse que deve haver integração das políticas públicas em todas as esferas de governo, com as demais políticas de inclusão social. "É preciso que o esporte esteja lado a lado com as políticas de saúde, ambientais, educacionais e de turismo", afirmou. E recomendou também que a integração se estenda às ações da iniciativa privada. Para ele, a parceria é fundamental na valorização do esporte, apontando o exemplo dado pelo secretário Braulio Braz, na parceria com a Cemig, no programa "Campos de Luz", que leva iluminação a campos comunitários, para a realização de atividades noturnas. fonte: Diário Popular

0 comentários: