Duplicação da BR–381 deve começar em agosto

O ministro dos Transportes, César Borges, disse ontem que as obras de duplicação da BR–381, em 303 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares, começam em agosto. Ele espera que as obras terminem em, no máximo, três anos. A abertura dos envelopes para a licitação dos 11 lotes acontece no próximo dia 13, em Brasília. O orçamento previsto é de R$ 4 bilhões. A afirmação do ministro aconteceu durante o Fórum de Infraestrutura e Logística, realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na Cidade Administrativa.
O governador Antonio Anastasia disse não saber se a duplicação da BR–381 estará concluída em três anos. “É uma obra longa, é um de desafio de engenharia”. Sobre o Anel Rodoviário, Anastasia disse que o governo de Minas já apresentou proposta ao governo federal para tentar antecipar um pouco a obra.

“Agora, estamos apresentando algumas medidas emergenciais que o governo federal ainda não acatou para melhorar a segurança do tráfego do anel”. Uma reunião sobre o assunto aconteceu ontem à tarde entre Anastasia e o ministro dos Transportes, César Borges.

Aeroportos. O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que as concessões para obras em 23 aeroportos estão com cronograma definido. “As obras estão atrasadas em Confins, Fortaleza e Bahia, mas há um esforço para que o cronograma seja cumprido”. Sobre Confins, ele disse que vai fazer em Belo Horizonte uma reunião presencial para discutir os termos do edital. “A expectativa é que em setembro já possamos estar com o edital na rua para que Confins e Galeão possam ser concessionados”, afirmou.

O presidente do Lide, João Dória Jr., acha difícil as obras nos aeroportos ficaram prontas a tempo da Copa do Mundo. “Vamos viver situações muito danosas na imagem do Brasil”. Para o executivo, quando colocou-se a Infraero como parte integrante da concessão é mais demorado e lento. “Esse processo não vai ser rápido, infelizmente”, disse.
Rodovia da morte

- No dia 13 de junho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fará a abertura dos envelopes das empresas interessadas em executar os 11 lotes de duplicação da BR–381
- São 303 km, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce
- Serão construídos cinco túneis, de acordo com o Dnit
- O terreno é acidentado, com bastante curva
-Os lotes serão licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade de contratação integrada, que oferece à empresa ou consórcio vencedor a oportunidade de propor soluções ao projeto fornecido pelo Dnit

Fonte: Dnit e apuração

0 comentários: