Se perder no ABC Paulita, Tigre cai para terceira

IPATINGA – Com 36 pontos e ocupando a 18º colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, o Ipatinga faz esta noite um jogo de vida ou morte. O Tigre encara o Santo André, 19º com 35 pontos, às 19h30, no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista.
O Tigre chegou à capital paulista na tarde de sábado. Na manhã de domingo e de ontem, os jogadores participaram de um treinamento no Centro de Treinamento do Palmeiras. O técnico Gerson Evaristo comandou uma atividade de posse de bola e finalizações.
Para a partida mais importante do ano, o treinador do time do Vale do Aço não poderá contar com o volante e capitão Max Carrasco, suspenso. Em seu lugar deverá jogar Leanderson ou Paulo Santos. Evaristo espera um jogo complicado em São Paulo. “Jogo difícil. Os dois times estão vindo de derrota e precisam vencer. Vamos manter a tranqüilidade, colocar a bola no chão e continuar desempenhando o bom futebol dos últimos jogos”, comentou.
Para fugir do rebaixamento, o Ipatinga não depende mais de si. O Icasa, primeira equipe fora do Z-4, esta com 41 pontos, cinco a mais que o Tigre. O número ideal para escapar da ‘degola’ é 46, segundo matemáticos. E este é o objetivo do Ipatinga nesta reta final de competição. Para chegar ao “número ideal” foi preciso somar a pontuação final dos clubes que ficaram na 16ª colocação, ou seja, uma posição acima do rebaixamento, e depois dividir pelos quatro anos de pontos corridos.
Além do Santo André, o Ipatinga nesta reta final joga com o Duque de Caxias (Ipatingão), Portuguesa (Canindé) e Icasa (Ipatingão). Os clubes ainda têm 12 pontos em disputa. Para se salvar da queda, o Ipatinga precisará de, pelo menos, três vitórias e um empate. O problema é que o time do Vale do Aço tem fraca campanha como visitante, o que dificulta ainda mais a missão ‘quase’ impossível.
Em 16 jogos disputados sem o mando de campo, o Ipatinga venceu apenas dois - Sport e América-RN, ambos por 1 a 0 -, além de ter empatado três vezes. O time do Vale do Aço foi derrotado em 11 ocasiões atuando longe de seus domínios.
Dos 48 pontos disputados como visitante, o Ipatinga conquistou apenas nove, o que significa aproveitamento de apenas 18,75%. Do total de 10 vitórias obtidas, oito foram conquistadas em casa, no Ipatingão.
RAMALHÃO SE APEGA AO PASSADO PARA LIVRAR DA QUEDA
Assim como o Ipatinga, o Santo André está passando por uma situação muito delicada e bem perto de ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo sabendo das dificuldades, diretoria e elenco ainda prometem lutar até o fim em busca de um milagre. E o primeiro passo poderá ser dado hoje, às 19h30, contra o Ipatinga.
Segundo o supervisor de futebol Juraci Catarino, todos estão conscientes das dificuldades do clube em permanecer na Série B, mas ainda não é o momento de desistir. Por isso, ele se apega no passado, lembrando que em 2007 o Ramalhão conseguiu escapar da degola devido a uma arrancada na reta final. "Não adiantaria mais negar que a situação é bastante complicada. Mas, se a gente voltasse à nossa campanha de 2007, constataríamos que tudo é possível no futebol. Precisaríamos ganhar quatro vezes e buscar o empate no Castelão contra o Ceará, mas fomos lá e também vencemos", afirmou o supervisor de futebol, Juraci Catarino.
Buscando a reabilitação após a derrota para o Bragantino, o técnico Jair Picerni conta com a volta do lateral-esquerdo Dênis, que cumpriu suspensão automática e fez bastante falta. Por outro lado, o goleiro Julio Cesar fica de fora mais uma vez, não figurando no banco de reservas por estar suspenso.

0 comentários: