Cenário dos maiores vencedores do Brasileirão pode mudar e beneficiar Palmeiras e Santos – Cruzeiro passaria a ter dois títulos

 

Caso o pedido dos clubes para que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) considere os vencedores da Taça Brasil e da Taça de Prata como campeões brasileiros seja aceito, o cenário do futebol nacional irá mudar. O Estado de São Paulo aumentará sua hegemonia, e Santos e Palmeiras serão os grandes vitoriosos.
As competições aconteceram entre 1959 e 1970, antes do atual Brasileirão ser criado. Palmeiras, Santos, Botafogo, Bahia, Fluminense e Cruzeiro serão os beneficiados, sendo os dois primeiros os mais interessados no caso. 

Atualmente, o maior detentor de títulos brasileiros é o São Paulo, com seis. Na segunda colocação vem o Flamengo, com cinco. Se o projeto for aprovado pela CBF, Santos e Palmeiras irão encabeçar essa lista, com oito conquistas cada (hoje, o Alviverde tem quatro, e o time da Vila Belmiro, dois). Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro, que só possuem um Brasileirão no currículo, passariam a ter dois.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a iniciativa será analisada com cuidado, mas evitou dar prazo para responder aos apelos dos clubes. Contudo, não descartou de imediato a mudança no ranking de campeões nacionais.
- É uma postulação antiga deles. Nós vamos fazer uma análise no setor técnico e ver a possibilidade da legalidade dessa iniciativa. A princípio é factível.
Outro fator a ser levado em conta é o de que São Paulo abriria uma larga vantagem em número de conquistas em relação ao Rio de Janeiro. Os paulistas subiriam de 17 para 27 títulos. Tudo graças ao Santos, que venceu cinco Taças Brasil e uma Taça de Prata, e ao Palmeiras, que ganhou duas vezes cada torneio. Já os cariocas, iriam de 11 para 13, com os títulos de Fluminense e Botafogo.

0 comentários: