SERTEP em Ipatinga oferece 1.800 vagas para cursos profissionalizantes

IPATINGA - Muita gente passou a madrugada na rua na tentativa de assegurar vaga para um dos 30 cusos profissionalizantes do Serviço Educacional Técnico Profissionalizante (SERTEP), com sede na avenida Livramento, 286, no bairro Veneza II, em Ipatinga. As inscrições ocorreram nos dias 02 e 03 de fevereiro e atraíram o interesse de jovens e adultos de diversas cidades do Vale do Aço e região. Gente como Marize Pereira da Rocha, de 21 anos, do município do Naque, se inscreveu nas aulas de inglês porque está de olho na Copa do Mundo de 2014. "Tenho interesse em língua estrangeira e desejo me aperfeiçoar, visando às oportunidades que virão com a Copa no Brasil. Esse projeto é 100%. Poucas cidades no país tem algo parecido", elogiou a jovem. 
Tamirys Magalhães Pimentel, 18 anos, moradora de Antônio Dias, fará o curso de secretária e está confiante que a formação vai ajudá-la na conquista do seu espaço. "Após fazer o curso, terei chances no mercado de trabalho da minha cidade e no Vale do Aço. Esse projeto é excelente para todos nós que estamos iniciando na vida profissional", sentenciou.

MUDANÇA DE VIDA 
Mas nem todos os participantes do projeto são jovens. Muitas pessoas que já trabalham procuram o SERTEP porque desejam mudar de profissão ou abrir o seu próprio negócio. É o caso de Adão Robson Manoel, o Adão do Ônibus, de 44 anos. Apesar de sempre trabalhar com transporte público, o motorista profissional quer dar uma virada em sua carreira e se matriculou no curso de cabeleireiro. "Nunca é demais aprender coisas novas. Eu estou conquistando o meu negócio". 
Outra pessoa que deu uma guinada na vida foi Maria José da Costa, 27 anos, que se transferiu do município de Quartel do Sacramento e também vai frequentar o curso de cabeleireira. Ela está apostando na qualificação para se fixar de vez em Ipatinga. 

MERCADO
Ao todo, o SERTEP vai oferecer 1820 vagas durante o primeiro semestre de 2011. De acordo com a coordenadora da instituição, Grazielli Magalhães, "os 30 cursos são resultado de uma pesquisa de mercado de trabalho. Os mais procurados são de cabeleireiro e de solda; entretanto, como atualmente a rede hoteleira está crescendo, o SERTEP abriu vagas para recepcionista porque houve aumento da procura desse tipo de profissional".



fonte: Diário Popular

0 comentários: