UFMG corre para convocar mais 3.326 candidatos para a 2ª etapa

Uma reviravolta, a menos de 20 horas do início das provas de segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais, coloca de novo na disputa por uma vaga os 3.326 candidatos que zeraram notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Às 22h de sábado, a UFMG começou a mobilização para chamar os beneficiados, logo depois de ser oficialmente comunicada da decisão, em caráter liminar. A principal orientação dada pela universidade é que os alunos acessem a página da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve), com número de inscrição e senha, e sigam as instruções. As provas começam às 14h de neste domingo em Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte do estado, e delas participam também os 19.618 candidatos oficialmente aprovados, totalizando 22.944 vestibulandos.

Esse é apenas mais um capítulo de uma novela que não parece ter fim. Na quinta-feira, uma determinação da Justiça Federal de Minas exigiu que a instituição convocasse esses alunos. Na noite de sexta, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou essa decisão e as liminares coletivas no país que davam aos estudantes que se sentiam prejudicados pela correção do Enem o direito de apresentar recursos e ter acesso aos testes corrigidos. Na noite de sábado, aos 48 minutos do segundo tempo, o defensor público federal em Minas Pedro Dimas conseguiu nova liminar garantindo a participação dos estudantes no concurso da UFMG. A decisão foi tomada pela Justiça Federal do Maranhão, considerada pelo STJ competente para concentrar todas as ações relacionadas ao Enem.



Apesar da conquista, a liminar não significa que os estudantes beneficiados vão continuar até o fim na disputa por uma vaga. Tudo depende de decisão final do STJ no processo que discute se os candidatos terão acesso à correção das provas do Enem e se, a partir disso, poderão apresentar recursos para rever as notas.
fonte: JVA online

0 comentários: