Supermercados se reúnem em evento gigantesco

IPATINGA – Entre os dias 23 e 24 de fevereiro, milhares de donos de supermercados, funcionários e fornecedores devem se reunir durante a 11ª edição do Super Encontro Varejista do Leste de Minas Gerais (Sevar/Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri), no Centro Cultural Usiminas (Usicultura), no Shopping do Vale do Aço, em Ipatinga. Na manhã desta quarta-feira (08), durante lançamento do evento, no auditório Maurício de Andrade Guerra, situado no 4º andar do prédio-sede da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas (Aciapi/CDL), vários representantes do segmento falaram com animação de suas expectativas em relação ao evento.

O vice-presidente regional da Amis (Associação dos Supermercados de Minas Gerais) e presidente da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul), Matusalém Dias Sampaio, prometeu que este será o melhor Sevar já realizado na cidade. “Estamos trabalhando para isso e contamos com a presença de todos os colegas supermercadistas porque é por meio deles que a gente consegue fazer os eventos e valorizar nosso segmento”, declarou.

As possibilidades de relacionamento comercial e de aprofundar o conhecimento em assuntos diversos também são apontadas como fatores de atração dos empresários. “Eu vejo o Sevar como uma oportunidade para a região, para o varejista buscar mais conhecimento profissional, conhecer novos produtos, ter uma relação melhor com o fornecedor e uma inter-relação com os empresários da área”, destaca Sampaio.

Minas Gerais
José Nogueira Soares, que é presidente do Conselho Diretor da Amis, acredita que este ano o Sevar do Leste Mineiro deve reunir um número recorde de participantes em Ipatinga. Ele realçou que no último ano o segmento apresentou um crescimento de 8% no estado. “Hoje, a Amis tem 1.100 empresas associadas, que representam 85% das vendas realizadas nos supermercados mineiros. Cento e trinta mil pessoas trabalham no setor atualmente, em Minas Gerais, e 35% dessas pessoas estão em seu primeiro emprego. No ano passado, 13 bilhões de reais foram movimentados nos supermercados do Estado, que perde em vendas apenas para São Paulo. Neste contexto, o Vale do Aço tem sido uma das regiões mais representativas no setor supermercadista não apenas de Minas Gerais, mas de todo Brasil”, pontuou, para continuar: “O crescimento do segmento traz para o setor um grande desafio que é atender bem ao nosso novo consumidor (composto, agora, também por pessoas de classes baixas: um público exigente e que prima pela qualidade) e sobreviver aos desafios da concorrência. O Sevar vem para trazer a seguinte mensagem aos supermercadistas: ‘Cuide-se, ou fique para trás’. Vamos falar de vários assuntos e mostrar como o nosso crescimento tem acontecido durante o encontro”, terminou.

O QUE A PROGRAMAÇÃO VAI OFERECER
No dia 23 de fevereiro, o início do Sevar vai ser com uma oficina apresentada por Maria Virgínia Darwich Apgáua, das 14h às 16h, no Usicultura. Em seguida, o palestrante Dalmir Sant’Anna apresenta a palestra “Superar as expectativas dos clientes, um compromisso de toda a empresa”. Depois dessa palestra, às 17h30, tem início a cerimônia oficial de abertura do Sevar. Das 18h às 22h ocorre a “Mostra de fornecedores”, um momento para relacionamento e contato comercial com os principais fornecedores e supermercadistas da região.

Segundo dia
No segundo dia do evento, às 10h, será apresentado o workshop “Desperdício zero através do manuseio correto de produtos: o papel do repositor”. Também das 10h às 12h, porém, no hotel San Diego (Rua Palmeiras, 406, no Horto) haverá um fórum estratégico de RH com o tema “O real papel dos recursos humanos nas empresas de varejo”. O fórum será apresentado pelo sociólogo e consultor em gestão de pessoas Carlos Henrique Cezar. Das 12h às 14h será servido o almoço empresarial, também no San Diego. De volta ao Shopping do Vale do Aço, às 15h haverá um workshop sobre “Boas práticas na manipulação de alimentos em supermercados”. Em seguida, o palestrante Carlos Henrique Cézar volta a apresentar mais uma atração, a última palestra do evento. O tema é “Sua empresa está entregando o que promete? Isso define o seu sucesso ou fracasso”.

Consul do Ideal passa por ampliação
Ao falar do crescimento no setor supermercadista no Vale do Aço, o presidente da Consul, Matusalém Dias Sampaio, destacou a ampliação da loja da cooperativa no Ideal. Conforme ele, haverá um aumento de 2 mil metros quadrados na estrutura física do supermercado. “Teremos mais gôndolas, mais caixas e um mix maior de produtos para oferecer aos clientes. Isso sem falar no sistema de climatização, que garantirá mais conforto tanto para nossos vendedores quanto para nossos clientes. Também haverá ampliação do estacionamento, que agora será coberto”, detalhou.

Para Matusalém, o setor está em plena expansão não apenas em Ipatinga, mas em toda região Leste. “A cada ano que passa surgem mais super e hipermercados em nossa região. E a vinda desses supermercados conseqüentemente aumenta a concorrência, mas isso não afeta as vendas dos estabelecimentos que já existem, o que mostra que temos uma demanda a ser atendida. É inegável o crescimento do poder de compra das classes C e D nos últimos anos”, opinou.

O presidente da Sevar, proprietário das redes Epa!, SmartPlus e Via Brasil, José Nogueira, concorda com Matusalém, e aponta que a mesma situação é vivida em Belo Horizonte. “Há cerca de 25 anos, quando montaram o primeiro hipermercado na capital, vários donos de supermercados temeram a falência, por se tratar de uma grande rede brasileira. Mas não foi isso que aconteceu. Ao invés de ‘quebrarmos’ melhoramos o nosso serviço. Se por um lado eles tinham tecnologia, a gente tinha o contato direto com o público. Crescemos pensando que 90% dos que consumiam em nosso estabelecimento era a nossa vizinhança. Com os pés no chão, estamos nos aprimorando cada vez mais”, avalia. fonte: JVA online

0 comentários: