Exército começa montagem de pontes na BR-381


Operários montam, nesta quinta-feira (2), a base para instalação de duas pontes que vai ser realizada pelo Exército, na BR-381, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura metálica vai funcionar temporariamente até a construção de uma ponte definitiva. No dia 20 de abril, o local foi interditado depois que parte da construção anterior – que passava sobre o Rio das Velhas e tinha mais de 50 anos - teve um afundamento, provocando rachaduras de até dez centímetros.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a instalação da estrutura vai começar nesta sexta-feira (3). A ponte ficará no mesmo nível da rodovia, permitindo que ela sustente mais peso.
No dia 9 de maio, uma passarela provisória para pedestres foi liberada no local. A travessia substituiu uma passagem flutuante construída emergencialmente pelo Exército no dia 23 de abril. As pessoas que precisam passar pelo local diariamente reclamam da demora e da circulação de motos na estrutura exclusiva para pedestres.
Segundo o Dnit, a passarela vai ser mantida até a finalização das obras realizadas pelo Exército. Depois, as pessoas vão poder fazer a travessia na nova ponte.
Manutenção
O superintendente técnico do Conselho Regional de Engenharia de Minas Gerais (Crea-MG), Luiz Lobo, explica que os danos da ponte sobre o Rio das Velhas poderiam ter sido evitados por meio da manutenção periódica da estrutura. De acordo com ele, o problema se repete em outras obras do estado. 



0 comentários: