10 mil moradores do bairro Caravelas sofrem sem uma unidade de atendimento

No local onde deveria ser o posto de saúde, só há lixo e entulho.


Foto: Reprodução InterTV dos Vales
Mato alto, pilhas de tijolos, ferragens expostas e muita sujeira! Este é o cenário do que deveria ser o posto de saúde do bairro Caravelas, em Ipatinga. Segundo os moradores, a construção teve início há três anos e várias reivindicações já foram feitas para que as obras fossem terminadas. Segundo José Geraldo Barros, presidente da comissão local e municipal de saúde, ao longo de 16 anos, o que os moradores do bairro receberam, foram promessas políticas e que quando os políticos assumiam seus cargos, esqueciam de cumprir suas promessas.

Marisa Carvalho, dona de casa, mora no bairro há 20 anos e disse que a comunidade nunca teve uma unidade de saúde. As pessoas precisam se deslocar até o posto do bairro Jardim Panorama para serem atendidas. A secretária da comissão local de saúde fala que há a dificuldade de transporte, porque quem procura atendimento já está debilitado e que o ideal, seria ter uma unidade de saúde no próprio bairro, para que essa locoção. 

Dificuldade enfrentada por Jáiro César, eletricista. A mãe dele sofre de hipertensão e sempre precisa de atendimento médico. Ele conta que até já perdeu dia de trabalho para poder levar a mãe para consultar e que um atendimento no bairro iria facilitar para ele levar a mãe.

De acordo com a Comissão Local de Saúde de Ipatinga, há um mês os moradores do Caravelas são atendidos em uma igreja do bairro. Ainda segundo a comissão, os atendimentos serão realizados nessa igreja, até o término da construção do posto de saúde. Marisa disse que esse é o primeiro passo, mas que ainda não resolve o problema. Ela ressaltou que a comissão não irá se acomodar e que cobrarão medidas do poder púiblico.

Apesar do atendimento provisório, a comunidade luta pela unidade saúde prometida para o bairro. José Geraldo falou que ainda não é tudo o que a comunidade necessita.

Segundo a Prefeitura de Ipatinga já existe previsão no orçamento do município para a construção da unidade de saúde no bairro Caravelas. No entanto, a administração municipal não informou 'quando' ela será realizada. Enquanto isso, o atendimento continua sendo feito provisoriamente na igreja batista, mostrada na reportagem.

Fonte: In360

0 comentários: