Resolução do Contran prevê mudanças no transporte de água mineral e bujões de gás

A medida do Conselho Nacional de Trânsito deve trazer mais segurança para o trânsito.


Bujões de gás de até 13 Kg só vão poder ser transportados em triciclos e sidecar: conhecidos como semi reboques. A exigência vale também para galões de água com capacidade para 20 litros. Muitas distribuidoras de Governador Valadares vão ter que adaptar a frota. A mudança pegou Gilson Dutra, dono de distribuidora, de surpresa: a documentação de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2011 já foi emitida e as quatro motos, com grelhas e troletes, foram vistoriadas e autorizadas a transportar cargas. Segundo Gilson, para se adequar a nova lei, teria que desembolsar em torno de R$ 50 mil e essa situação é complicada.

Segundo a PM, os acessórios podem ser utilizados, mas com restrição de cargas. O tenente da polícia militar, Audner Ferreira, explica que outros produtos podem ser transportados, mas que esses específicos, não.

A nova legislação entra em vigor na próxima quinta-feira. Quem for flagrado, desrespeitando a lei, pode pagar multa e o veiculo pode ser apreendido. A medida serve para deixar o trânsito mais seguro. Audner fala que no transporte de gás, da forma antiga, é perigoso, porque o gás por se só já é perigoso e no da água, o problema é o peso que o galão pode ter, por isso houve a limitação de 20 litros.

Em outra distribuidora, toda frota já foi substituída, são 14 triciclos. Segundo Cristiane de Souza, auxiliar administrativo, a manutenção mensal é maior, mas garante que o investimento vale a pena. Ela conta que pode ocorrer algum acidente de trânsito e que com os triciclos é mais seguro. 

Ainda segundo a polícia militar, as fiscalizações vão ser intensificadas a partir da próxima quinta-feira. Fonte: In360

0 comentários: