IPATINGA - Fazendo jus ao nome, o Programa Garimpando Oportunidades – lançado em março deste ano pela Usiminas em parceria com entidades de classe e empresas do setor metalmecânico do Vale do Aço – já reúne mais de 130 oportunidades de novos negócios. As demandas foram levantadas por meio de visitas realizadas pelos fornecedores às áreas de Aciaria e Manutenção da Usina de Ipatinga e da equipe da Usiminas às empresas locais. Ao conhecerem a realidade desses setores, os representantes dos fornecedores e da siderúrgica puderam sugerir melhorias e identificar oportunidades de inovação e otimização na linha produtiva.
De acordo com o diretor Executivo da Usina de Ipatinga, Francisco Luiz Araujo Amerio, por meio dessa iniciativa a Usiminas contribui para a capacitação das empresas da região e impulsiona o desenvolvimento do Vale do Aço, trazendo ainda soluções otimizadas e criativas para o processo siderúrgico.
“Além de estreitarmos os laços com os empresários locais, alavancamos um desenvolvimento mútuo. Na medida em que contribuímos para a redução dos custos operacionais, tornando a Usiminas mais competitiva, promovemos o aprimoramento das empresas locais, que se tornam mais preparadas em qualidade, preço e prazo”, afirma.
Desde seu surgimento, o Garimpando Oportunidades já promoveu mais de 60 encontros entre a Usiminas e as empresas do setor metalmecânico e identificou 36 potenciais fornecedores. Atualmente, todos esses eles estão sendo avaliados pela Usiminas, seguindo critérios estabelecidos pela siderúrgica em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva), Agência de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI) e Sebrae. Durante essa fase é detalhado o perfil da empresa, elencadas suas especialidades e oportunidades de desenvolvimento.
Francisco afirma que dessa forma as empresas se capacitam não apenas para atender a Usiminas, mas também outras indústrias da região e até do Brasil. “O Garimpando Oportunidades é um convite para que todos repensem suas práticas, reavaliem suas estratégias e ampliem sua atuação”.
O presidente do Sindimiva, Jéferson Bachour Coelho, também acredita que o grande ganho do programa é o desenvolvimento das empresas da região, que poderão aperfeiçoar seus produtos e tecnologias. “No futuro, além da possibilidade de fornecimento para a própria Usiminas, estaremos preparados para trabalhar com outras siderúrgicas brasileiras. E com o diferencial de termos nossos produtos homologados e testados pela Usiminas”, afirma.
Geração de riquezas
Por meio de iniciativas como essa, em oito anos a geração de riquezas da indústria no Vale do Aço cresceu 211%. Os dados são da Fundação João Pinheiro, que mostram que os valores ampliaram de R$ 956 milhões para R$ 3 bilhões. O pólo industrial é responsável por quase 60% desse total (dados de 2008). Um dos setores que mais se fortaleceu foi justamente o metalmecânico, que ao lado da indústria gerou mais de 11 mil postos de trabalho entre 2000 e 2010. O acompanhamento do Garimpando Oportunidades é feito por meio de reuniões quinzenais, envolvendo Usiminas, Sindimiva, ADI e Sebrae, que auxilia no aprimoramento dos fornecedores locais. A expectativa é que ainda este semestre o programa seja ampliado para outras duas áreas da Usiminas. Fonte: JVA online
Usiminas: mais 130 oportunidades de negócios
às 19:40
Postagens RelacionadasBlogy iPlantilla - Mega Blog | Modificado por Download de Músicas
0 comentários:
Postar um comentário