Dois casos de Meningite são confirmados em Ipatinga


27-09-2011 19:35
A administração municipal de Ipatinga confirmou que no mês de setembro foram confirmados dois casos de Meningite no município. A confirmação foi feita nesta segunda, dia 26 de setembro. Os casos dos meses anteriores não foram divulgados, mas, segundo a assessoria, existem pessoas internadas tanto no HMC quanto no HMI com a doença.
A Meningite é uma infecção das meninges (membranas) que recobrem o cérebro por elementos patológicos como vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Os sintomas são náuseas, febre, dores na cabeça, vômito, rigidez na nuca (quando existe a dificuldade de fazer movimentos com a cabeça) e sonolência. Em casos de crianças, o diagnóstico pode ser mais difícil, pois alguns sinais de irritação podem estar ausentes. Nelas, os sintomas normalmente são febre, prostração, irritabilidade, sonolência e  choro compulsivo. 
A doença é causada pelas bactérias meningococo e pneumococo. Sendo a primeira (a meningite meningocócica) considerada contagiosa e a mais séria, resultando até em infecções generalizadas. A meningite é adquirida de forma respiratória. Normalmente são bactérias que já se encontram nas vias aéreas do paciente, seja no nariz ou na faringe. Essas bactérias se disseminam e atingem as meninges. A seguir, a bactéria que causa a Meningite:



Normalmente, as crianças e os idosos sofrem maior exposição por terem um sistema imunológico mais fraco. A pneumocócica possui um índice de letalidade maior por evoluir de forma mais agressiva. O que não isenta a bactéria meningocócica de levar o paciente a óbito, principalmente quando ocorre a meningococemia, que, além de acometer as meninges, atinge também a corrente sanguínea.
Segundo informações do HMI, existe um local adequado para o isolamento do paciente. A pessoa fica isolada por cerca de 24 horas, fazendo o uso de antibióticos, e após esse momento a transmissão não ocorre mais. Depois, o paciente é levado a um quarto comum e não oferece mais risco de transmissão da meningite. 
A vacinação é indispensável contra a meningite. Hoje, o Ministério da Saúde disponibiliza as doses da vacina gratuitamente para as crianças nos postos de saúde. Para os adultos, as doses são aplicadas em clínicas particulares. Os pais precisam evitar que o filho seja levado a locais onde ficam pessoas doentes, lugares onde há aglomerações, como, por exemplo, em shows e cinemas.
Fonte: Plox

0 comentários: