Um dos projetos é transformar a Casa do Papai Noel em uma biblioteca infanto-juvenil, mas o local está abandonado há um ano |
IPATINGA - A tradicional casinha do Papai Noel, localizada no Parque Ipanema, está abandonada. Desde que pegou fogo, em setembro do ano passado, a Prefeitura não conseguiu recuperar o espaço, que todos os anos ganha decoração natalina.
Se por um lado não faltaram projetos, por outro faltou iniciativa para executá-los. Em 2009, enquanto o local ainda funcionava como Casa do Papai Noel, a Prefeitura anunciou que o transformaria em biblioteca.
Na ocasião, a administração anunciou a criação de um espaço cultural voltado para o público infanto-juvenil. O então secretário de Cultura, Cemário Campos, informou que a casinha continuaria sendo ornamentada durante o Natal e que a biblioteca serviria para incentivar o hábito de leitura em crianças e adolescentes. "O espaço arborizado do Parque Ipanema ao lado da casinha é um cenário ideal para relembrar o folclore e a história ipatinguense e servirá de palco para diversas atividades infanto-juvenis. O local também receberá projetos de leitura. Iremos resguardar o espaço para que em dezembro a biblioteca volte a funcionar como Casinha do Papai de Noel", disse o secretário, há cerca de dois anos. O governo chegou até a escolher o nome provisório: Casa da Leitura Infanto-Juvenil, até que os estudantes da rede municipal escolhessem o nome oficial por meio de concurso. A previsão era de que fosse inaugurada nas comemorações do aniversário da cidade, em abril de 2010.
PM
Logo após o incêndio, o vereador Nardyello Rocha (PMDB) indicou ao prefeito Robson Gomes (PPS) o empréstimo do local para a Polícia Militar, no período de janeiro a novembro, para reforçar o policiamento no Parque Ipanema. "Fiz uma indicação ao Executivo para que a conhecida casinha do Papai Noel fosse utilizada para reforçar o policiamento no local. A casinha está localizada em posição estratégica, em um ponto elevado, que permite ter a visibilidade do Parque Ipanema e da bilheteria do Lamegão. O secretário da Prefeitura, na época em que fiz a indicação, informou que iria transformar a casinha, imediatamente, em biblioteca. Infelizmente, até hoje nada disso aconteceu", declarou Nardyello.
A CASA
A casa foi elaborada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) em parceria com a Secretaria de Obras e era composta por uma lareira com chaminé, um trenó na entrada e uma escada ornamentada, mas o que se vê hoje são apenas destroços do que um dia serviu de visitação para crianças da região. As paredes estão derrubadas, as janelas foram quase todas arrancadas e apenas o telhado permanece intacto.
O aposentado Antônio Pereira é morador do bairro Jardim Panorama e sempre levava os filhos para ver a casinha. "Era tradição na minha família. Todo Natal eu ia com os meus filhos ver o Papai Noel e tirar fotos. Eu tive a oportunidade de levar meu neto apenas uma vez, pois a casinha não funciona mais. Acho lamentável que a Prefeitura não se importe com uma tradição da cidade. Pude acompanhar a movimentação que a população de Fabriciano tem feito para impedir que o Colégio Angélica feche. Mas em Ipatinga tudo pode acontecer porque a Prefeitura não se importa com a população", declarou Antônio.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Ipatinga informou que a Casa do Papai Noel no Parque Ipanema é uma tradição de anos na cidade e que a proposta de transformar a casa em biblioteca, logo após ter sido danificada por vândalos, foi um dos projetos discutidos para o local, não tendo sido definida para este fim. Afirmou ainda que discute com a Usiminas a construção de um equipamento definitivo para aquele espaço, cujo material a ser utilizado é de fabricação da empresa. O projeto de revitalização do Parque Ipanema anunciado pela Prefeitura contempla o local e outras intervenções.
Pedalinhos foram levados para a Farmácia Verde e a população perdeu uma opção de passeio Crédito: Fotos-Diário Popular |
Pedalinhos também estão "encostados"
Os brinquedos foram levados para a lagoa durante o governo de Sebastião Quintão, mas hoje não são mais utilizados no Parque Ipanema. A dona-de-casa Márcia Oliveira utilizava os pedalinhos para passear com suas sobrinhas e lamenta não poder mais usá-los como divertimento. "As minhas sobrinhas vinham passar fim-de-semana na minha casa e eu as trazia para andarmos de pedalinho no Parque Ipanema. De repente os pedalinhos começaram a sumir e hoje não tem mais nenhum. Não sei qual o motivo que o prefeito não deixou do jeito que estava. Não tinha nada de errado, era uma forma da gente se divertir", concluiu Márcia.
Fonte: Diário Popular
0 comentários:
Postar um comentário