Pré-candidatos do PT de Ipatinga discordam de prévias

Agnaldo Bicalho: O partido vem tentando atropelar seus filiados
19-11-2011 10:08
IPATINGA - A direção do Partido dos Trabalhadores definiu na última quarta-feira (16), por maioria dos votos, que a legenda vai realizar prévias em 11 de dezembro para decidir qual candidato concorrerá às próximas eleições municipais em Ipatinga. O PT conta com 8.246 filiados e todos que tiverem interesse podem inscrever a pré-candidatura até as 18h do próximo dia 23. 
A decisão foi considerada ruim pelos pré-candidatos Agnaldo Bicalho (PT) e pelo secretário geral do PT Cícero Feitosa, Buia. Ambos disseram que as prévias prejudicarão o debate e relembraram que algumas escolhas por meio de prévias não foram benéficas. 
"Sabemos que o histórico de prévias no partido não tem sido muito bom, a comprovação disso é que o PT já foi arrogante e perdeu. Não podemos trabalhar mais com a ideia de que o candidato mais conhecido sairá vencedor. O partido tem que indicar alguém que permaneça e para isso precisa apostar em alguma cara nova e com propostas novas também", declarou Agnaldo Bicalho. 

QUALITATIVA 
Cícero Buia acredita que optando pelas prévias o partido deixou de fazer uma leitura qualitativa da situação. "O PT tem um histórico de fiasco nesse processo de prévia. Por isso a discussão seria a melhor forma de chegar a um consenso. Um processo novo iria gerar um acúmulo qualitativo que seria muito útil ao partido e ampliaria a participação dos filiados. Definitivamente, para o partido, prévia não é o melhor caminho", defendeu Buia. 

PRAZO 
Os pré-candidatos também afirmaram que o processo acontecerá prematuramente e dificultará a divulgação das propostas aos filiados do partido. "Com o calendário de poucos dias entre o período de cadastro e votação, fica complicado dialogar com mais de oito mil filiados. O partido vem tentando atropelar seus filiados porque o projeto político que queremos discutir demanda tempo, mas teremos pouco mais de 20 dias. O bom senso podia reinar e o juízo voltar à cabeça das pessoas e assim esse caminho ter volta", disse o vereador Agnaldo Bicalho. 
Para Buia, a melhor solução seria realizar as prévias cumprindo o prazo máximo previsto pelo calendário nacional do partido. "A última data prevista pelo PT é dia 20 de maio do próximo ano; já que a decisão é essa, deveriam cumprir a data máxima, pois assim todos teriam mais tempo para debater as ideias. O tempo tem que ser bom para todos os candidatos, mas infelizmente não vejo abertura nessa decisão. Dificilmente acho que a data será alterada", lamentou o secretário-geral do PT. 
Agnaldo considerou a decisão das prévias um golpe contra a construção política na cidade. "Os filiados vão votar sem ter acesso ao debate, essa prévia descontrolada é um golpe do poder econômico maior. Deveríamos unificar forças internas para que no fim todos saíssem ganhando. Temos que dar à população uma opção viável, e não uma aventura dessas", declarou Agnaldo Bicalho. 

DELEGADOS 
Agnaldo Bicalho e Cícero Buia concordam que a melhor forma para indicar um candidato pelo partido seria promover um encontro municipal de delegados. "A minha ideia não é verdade absoluta por isso gostaria de poder discutir em um encontro de delegados onde as ideias de todos os pré-candidatos pudessem ser expostas. Não entendo por qual motivo o PT tem medo do debate de ideias. Política não é na base de dinheiro e sim de discussão", afirmou Agnaldo. 
Cícero Buia declarou que a escolha do candidato no encontro de delegados iria politizar o processo. "Dessa forma, o processo seria aberto. Minha preocupação é política", pontuou Buia. 
Mesmo sem concordar com as prévias, os dois candidatos confirmaram a inscrição para a disputa no dia 11 de dezembro. 



Fonte: Diário Popular

0 comentários: