Comunidade contesta mudança da Autotrans no Vila Militar

Ônibus parado na avenida José Barcelos prejudica o trânsito: rua é muito estreita e outros carros não podem parar no local
06-10-2011 10:16
IPATINGA - Moradores do bairro Vila Militar em Ipatinga estão indignados com o fechamento do ponto final onde os ônibus ficavam estacionados. Desde segunda-feira (3), os veículos que antes ficavam parados no galpão pertencente à empresa Autotrans estão utilizando a avenida José Barcelos e a rua Chicago como estacionamento.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Militar, Sebastião Domingos, a comunidade enviou um ofício à empresa solicitando que melhorias fossem feitas no estacionamento dos ônibus e, desde então, o galpão foi fechado. "Mandamos uma carta para empresa pedindo que fosse colocada iluminação no local e que o asfalto fosse reformado, pois está muito precária a situação do galpão onde os ônibus estacionavam. Mas aí a direção da empresa deu ordem para que os motoristas deixassem os ônibus nas ruas. É um absurdo porque para não ter que gastar com reforma, a empresa ocupa as ruas do bairro", declarou Sebastião.
Manoel Soares Cardoso é comerciante e os ônibus ficam estacionados em frente à sua mercearia, prejudicando o acesso dos clientes ao local. "Eles começaram a colocar os ônibus em frente ao meu comércio e tampavam a visão da mercearia. Para resolver o problema, eu tive que deixar meu caminhão estacionado na minha porta, senão os motoristas iam deixar os ônibus lá na frente. Agora eles chegaram o ônibus um pouco pra frente, mas estão colocando em frente à garagem da minha vizinha", reclama o morador.

REUNIÃO
Sebastião Domingos informou que se reuniu na terça-feira (04) com o chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sesuma), Jadson Heleno Moreira, para pedir solução para o problema. "Fomos informados que a Prefeitura iria pedir à empresa que voltasse a colocar os ônibus no galpão, mas ainda não foi feito nada a respeito. A administração está fazendo o jogo da empresa, já conversamos e explicamos que está prejudicando o trânsito no local e a PMI finge que não sabe de nada. Há 30 anos funciona o ponto final e agora mudou porque a Prefeitura está concordando para beneficiar a empresa", indignou-se o presidente da Associação de Moradores.

ESPAÇO
Os moradores do Vila Militar alegaram que os ônibus estão ocupando muito espaço na rua e prejudicam a passagem de outros carros. "As ruas são estreitas, eu não posso mais deixar o meu carro parado em frente à minha casa porque fico com medo que meu carro seja danificado. Tem o local próprio para estacionamento dos ônibus há mais de 30 anos e agora temos que lidar com esse problema que não fomos nós que criamos", explicou Willians Andrade, morador da rua Chicago.
Outro problema detectado pela reportagem foram os danos causados à via pública - ao estacionar em frente às residências, os ônibus estão quebrando o meio fio. 

JUSTIFICATIVA

A empresa de transporte urbano Autotrans, por meio do gerente geral, Anivair Dutra, informou que o local onde os ônibus ficavam estacionados estava sendo depredado, o que fez com que a empresa optasse pelo fechamento do ponto. "A área em questão pertence à empresa, e achamos por bem não utilizar mais tais dependências, que estavam servindo para trânsito de carros pequenos, haja vista que o lote dá acesso a duas ruas", explicou.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Ipatinga afirmou que a pedido da empresa concessionária de transporte coletivo vai avaliar o pedido de demarcação de um novo ponto de parada de ônibus. A PMI destaca que o departamento de trânsito não vai tomar nenhuma decisão que prejudique a população daquela região.



Fonte: Diário Popular

0 comentários: