COLÉGIO ANGÉLICA: Franciscanas anunciam matrículas para 2012

As integrantes do Conselho da Província vieram a Coronel Fabriciano assinar o contrato formal para a gestão do Colégio Angélica
22-10-2011 09:55
As novas administradoras do Colégio Angélica pertencentes à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor assumiram definitivamente na manhã de ontem a gestão da unidade escolar. 
As irmãs franciscanas concederam entrevista na manhã de ontem (20) para informar a data de novas matrículas para o próximo ano letivo e ainda prestar esclarecimentos sobre a nova mantenedora.
As irmãs Cristina Alves Ribeiro, Cátia Regiane O. Mascarenhas e Ilda Ferreira Martins vieram assinar os documentos de concessão da escola e conhecer a realidade do Colégio Angélica.
A negociação entre as carmelitas e franciscanas foi intermediada pelo Instituto Axis, empresa que presta serviço para as duas fundações. Pela intervenção da instituição, a congregação soube das dificuldades enfrentadas em Coronel Fabriciano.
"Vamos dar continuidade a uma história tão bem traçada pelas irmãs carmelitas, acrescentando o que é próprio das franciscanas. Fomos muito bem recebidas e contamos com o apoio dos pais nesse momento. Uma escola tem que andar de mãos dada com a família dos estudantes, só assim vamos alcançar as perspectivas", garantiu. 
A data para receber as matrículas de novos alunos foi agendada para 16 de novembro. Além de dar continuidade ao ano escolar, as franciscanas disseram também que podem trazer cursos técnicos para a unidade fabricianense.
"Temos experiência em todos os níveis de ensino, desde o infantil até pós-graduação. O primeiro período foi de oração e discernimento. Só depois que entramos em contato com as irmãs carmelitas para negociar, apresentar nossa proposta e tratarmos da transição. A educação nos impulsiona a ir além. Para o homem de Deus nada é impossível", falou irmã Cristina.

DÍVIDAS
Questionadas sobre um possível quadro de dívidas a ser herdado pela nova administração, as irmãs explicaram que só assumiram a instituição de ensino. Eventuais passivos vão permanecer a cargo das irmãs carmelitas.
A reportagem sondou alguns professores do Colégio e averiguou que os salários estão em dia. O anúncio de fechamento foi uma medida tomada pelas irmãs carmelitas para evitar futuras dívidas. 
O terreno onde se encontram as dependências do Colégio Angélica continua pertencendo às Irmãs Carmelitas da Divina Providência, mantedora do educandário desde 1950. Contratualmente, a nova mantenedora vai pagar um aluguel para as carmelitas.

EXPERIÊNCIA
A irmã Cristina Alves é a presidente da Fundação São Francisco de Assis, mantenedora da Faculdade do Sul da Bahia, sediada em Teixeira de Freitas, também vinculada a Congregação Franciscana. Já irmã Cátia Regiane atua como coordenadora geral da universidade em Teixeira de Freitas, e irmã Ilda Ferreira é coordenadora de uma instituição para idosos da congregação em Nova Almeida (ES). 
As três franciscanas vieram para assinar os documentos e estudar as necessidades da unidade fabricianense. Elas permanecem no município pelos próximos dias. A reunião do Conselho da Província, colegiado responsável pelas principais decisões da entidade no Brasil, foi marcada para o dia 28 deste mês. Então, só a partir de 30 de outubro que um membro da congregação vai ser nomeado para a direção do Colégio Angélica. Até lá os dirigentes permanecem os mesmos. 

ATUAÇÃO INTERNACIONAL
Oriunda da Itália, a congregação atua na América do Sul, no Brasil e na Bolívia. Os outros países que também possuem unidades franciscanas são as Filipinas, África e Itália, país de origem da instituição. 
No país, a entidade administra colégios e universidades nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas. Além das unidades de ensino, as irmãs franciscanas também administram orfanato e asilos.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: