Cruzeiro não resiste a pressão, é derrotado por 1 a 0 pelo Botafogo e tabu se mantém



Loco Abreu marcou o único gol da partida, na vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro
TASSO MARCELO/AGÊNCIA ESTADO


30-10-2011 10:22
O Cruzeiro não resistiu a forte pressão do Botafogo e acabou sendo derrotado por 1 a 0 neste sábado, no Engenhão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o novo revés, o time celeste permanece sem nunca ter vencido uma partida neste estádio: são seis partidas, sendo quatro derrotas e dois empates.
Com o resultado, a Raposa permanece na 15ª colocação, com os mesmos 34 pontos. Já o Botafogo volta com tudo na briga pelo título. O time da Estrela Solitária chegou aos 55 pontos, na terceira posição, com dois pontos a menos que o líder Vasco.
Na próxima rodada, o Cruzeiro encara o Flamengo no domingo, dia 30, às 17h, no Rio de Janeiro. Já o Botafogo recebe o Figueirense no próximo sábado, às 19h, no Engenhão.
O jogo
O jogo começou com o time da casa tentando pressionar e empurrar a Raposa para o seu campo de defesa. No entanto, durante os primeiros minutos poucas chances foram criadas.
O primeiro lance de perigo da partida foi do Cruzeiro, aos 12 minutos. Em rápido contra-ataque, o meia Montillo recebeu a bola próxima da entrada da área. O argentino arriscou de longe, mandando por cima do gol de Jefferson.
Aos 19 minutos, mais uma tentativa do meia celeste. Assim como no lance anterior, Montillo recebeu pouco antes da meia lua e soltou o pé. Mais uma vez, a bola subiu muito.
Um minuto depois, o Botafogo respondeu chegando pela primeira vez com perigo, em cobrança de falta. Renato cobrou, mas Farías afastou o perigo. A bola sobrou para o próprio Renato, que tentou emendar, mas mandou para fora.
O jogo ficou bastante aberto e movimentado, com as duas equipes buscando o gol. Aos 30 minutos, Anselmo Ramon ficou no quase. Após tabela com Charles, o atacante celeste recebeu dentro da área e, por muito pouco, não conseguiu finalizar. O goleiro Jefferson foi mais rápido e chegou na bola antes do jogador cruzeirense para fazer a defesa.
Dois minutos depois, o atacante Herrera perdeu uma chance impressionante para o time da casa. Depois da confusão dentro da área azul, a bola sobrou para Elkeson, que limpou o lance e tocou para o argentino. Dentro da pequena área, o atacante botafoguense emendou de primeira mandando por cima do gol de Fábio.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Botafogo teve mais duas grandes oportunidades para abrir o placar. Aos 42, o meia Maicosuel fez uma bela cobrança de falta. A bola passou por cima da barreira e resvalou na trave do goleiro Fábio, siando pela linha de fundo.
No minuto seguinte, o atacante Herrera perdeu mais um gol feito. O argentino recebeu um bom passe de Elkeson e, cara a cara com Fábio, chutou forte e estufou as redes, mas pelo lado de fora.
A etapa complementar começou como terminou o primeiro tempo. Com o Botafogo pressionando para abrir o placar. E, aos dez minutos, o time da casa conseguiu o seu objetivo em um rápido contra-ataque.
Elkeson recebeu passe de Cortês na esquerda e fez um cruzamento preciso na cabeça de Loco Abreu. O uruguaio subiu no “quinto andar” para testar firme no canto direito de Fábio e colocar o time carioca na frente.
Com o estádio inflamado e a torcida empurrando, o Botafogo quase ampliou aos 13 minutos. Maicosuel fez uma grande jogada individual. O meia disparou pela intermediária, saiu de dois marcadores, invadiu a área e chutou forte para o gol. Mas, a bola saiu para fora.
No minuto seguinte, o Cruzeiro chegou pela primeira vez no segundo tempo. Montillo recebeu e tocou rápido para Anselmo Ramon, que se embolou com a bola, mas mesmo assim arriscou. O chute chute saiu fraco, mas o goleiro Jefferson quase aceitou.
Depois dos vinte minutos, o Cruzeiro foi para cima em busca do gol de empate. No entanto, o time celeste pressionava bastante o Botafogo, mas não conseguia furar a marcação e finalizar no gol de Jefferson.
Com o contra-ataque aberto, o Botafogo chegou com muito perigo aos 39 minutos. Loco Abreu ganhou de Victorino, driblou Fábio e bateu cruzado para o gol. O zagueiro Naldo, que apareceu em cima da linha, salvou o Cruzeiro de tomar o segundo gol, mandando para escanteio.
Aos 43 minutos, o Cruzeiro ainda teve uma boa oportunidade para empatar. Depois do cruzamento da esquerda, Montillo emendou de primeira, na entrada da área. A bola subiu demais e saiu para fora.
Antes da partida ser encerrada, o time da casa ainda teve mais uma chance para ampliar. Caio driblou a marcação, invadiu a entrada da área e arriscou um chute forte. A bola saiu pela esquerda do goleiro Fábio.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 CRUZEIRO
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data/hora: 29/10/2011
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo e Julio Cesar Rodrigues Santos
Gols: Loco Abreu (aos 10 min 2ºT)
Cartões amarelos: Herrera (Botafogo) Farías (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Nenhum
Público pagante: 12.397
Público total: 15.724
Renda: R$ 255,790,00

BOTAFOGO: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen (Léo), Renato, Elkeson (Everton) e Maicosuel; Herrera (Caio) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.
CRUZEIRO: Fábio, Léo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Charles (Élber), Roger e Montillo; Anselmo Ramon (Keirrison) e Farías (Wellington Paulista). Técnico: Vágner Mancini.

0 comentários: