Alteração da roleta gera confusão em linha circular

Usuários reclamam que idosos estão sendo submetidos a constrangimentos


11-11-2011 10:33

A mudança no sistema de entrada está sendo feita de forma gradativa, mas dependerá da emissão dos cartões de gratuidade - Foto: JVA Online


IPATINGA – Um episódio ocorrido em um ônibus da linha Circular 1B chamou a atenção de usuários do transporte público para os problemas acarretados com a alteração da entrada dos coletivos pela porta dianteira. Segundo a estudante Tatiane Ferreira Araújo, 29, o número de idosos na linha era tão grande que muitos precisavam descer para que outros passageiros entrassem. Com a roleta do ônibus estava na frente, o número de cadeiras separadas para os idosos (10%) foi insuficiente. De acordo com a Autotrans, todos os ônibus terão o sistema de entrada alterado assim que os cartões gratuidade para idosos e outros usuários que têm o direito forem emitidos. O problema é que, até o momento, nenhum cartão foi entregue e as roletas já foram mudadas em algumas linhas.

Tatiane pegou o ônibus por volta das 11h no Bairro Horto. A estudante, que mora em Viçosa, disse que o número de idosos era tanto que, próximo à praça do bairro, uma usuária acabou pagando a passagem de dois deles, a fim de ‘desafogar’ a entrada. “A passageira pagou para que os dois idosos pudessem rodar a roleta e ter o direito de sentar nas poltronas. O engraçado é que o ônibus não estava cheio. Quando um dos idosos estava passando, ainda disse: ‘Mas a minha passagem não precisa pagar não, moça’. Fiquei impressionada com a situação e com o descaso com os idosos”, afirmou Tatiane, que fez sua reclamação por meio do www.jvaonline.com, no link “Sugira uma matéria”.

Cartão gratuidade 
Segundo Geraldo Araújo, supervisor da Autotrans em Ipatinga, a mudança das roletas para a parte dianteira dos ônibus será feita em todos os veículos que circulam na cidade. Porém, depende da emissão dos Cartões Gratuidade pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura. “Os ‘micrões’ já têm a entrada pela frente, e alguns ônibus das linhas circulares, 1A e 1B, 2A e 2B, 3A e 3B. A previsão é de que todas as linhas sofram esta alteração, mas isto depende diretamente da emissão do Cartão Gratuidade. Quanto mais a população idosa for atendida pelo cartão, maior o número de ônibus com a mudança”, afirmou Geraldo.

Ônibus cheios 
A aposentada Arilda Rosa dos Santos, 65 anos, é moradora do Bairro Vila Ipanema. Ela utiliza muito a linha citada pela estudante Tatiane. Para ela, o sistema de Cartões de Gratuidade não irá resolver o problema. “Não creio que vai melhorar muita coisa. Ando com a identidade o Brasil inteiro. Não acho necessário um cartão para garantir um direito meu aqui. O problema é que ônibus para a minha casa só passam de uma em uma hora”. Segundo ela, quando abordada para a entrevista, por volta das 15h, estava no ponto desde as 14h20. “Perdi o ônibus, agora só às 15h20 que tem outro”, disse.

Quando se dirigiu ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Arilda ouviu do atendente que ela não precisaria de pressa. “O CRAS mais perto da minha casa fica no Veneza II. Fui até lá, e o atendente me informou que o cartão era mais urgente para pessoas com menos de 65 anos”, contou.

Outra usuária do transporte público que reclamou da alteração da entrada dos ônibus foi Dona Maria das Graças, de 63 anos e moradora do Bairro Ideal. “Hoje mesmo deixei de vir em um ônibus porque não tinha como sentar e não poderia passar a roleta. Preferi esperar outro”, afirmou. Sobre o cadastro para pegar o cartão, ela afirmou que ainda não fez. “Tenho que ir ao CRAS do Esperança, que é um pouco longe da minha casa”, disse a idosa.

Prazo até dia 30
Os Cartões Gratuidade ainda não foram emitidos. A Prefeitura de Ipatinga informou que o cadastramento de idosos para recebimento de cartão passe da Autotrans será realizado até o dia 30 de novembro no CRAS mais próximo da residência do beneficiado. Para o cadastro, o idoso precisa apenas de apresentar os documentos pessoais. Sobre o número de vagas nos ônibus, a prefeitura afirma que está disponibilizando número maior de permissões do que é previsto em Lei. 

Questionada sobre os limites de passagens diárias estabelecidos pelo cartão, que seria de duas passagens (ida e volta), e a divergência desta medida em relação ao Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), que garante a gratuidade no transporte coletivo público urbano para pessoas com mais de 65 anos, a assessoria não respondeu.



Fonte: JVA Online

0 comentários: