Preso 2º integrante do 'Baralho do Crime' do Vale do Aço


José Paulo, de 31 anos, é acusado de tráfico de drogas e vários roubos na região

José Paulo foi levado para a delegacia de Timóteo, onde ficará à disposição da Justiça

22-11-2011 20:04
Foi preso o segundo criminoso do "Baralho do Crime", uma cartilha divulgada pela Polícia Civil de Timóteo, no Vale do Aço, com os bandidos mais procurados. José Paulo Silva Moura, de 31 anos, que correspondia ao Valete de Espadas, foi detido após denúncia anônima quando visitava parentes no Bairro Ana Moura, no fim de semana.

Segundo a polícia, ele é acusado de tráfico de drogas e vários roubos na região. José Paulo foi levado para a delegacia do município, onde prestou esclarecimentos e ficará à disposição da Justiça.

O criminoso foi o segundo bandido preso desde a publicação do "Baralho do Crime". Na última quinta-feira (10), Douglas Arzemiro Linhares Ferreira, de 23 anos, suspeito de matar o assassino do pai dele, foi preso no distrito de Santana do Alfié, zona rural de São Domingos do Prata, Região Central de Minas Gerais. Ele tinha também um mandado de prisão por roubo.

“Se apenas divulgássemos as fotos, em dois ou três dias as pessoas se esqueceriam delas. Mas, em forma de cartas, a população memoriza mais facilmente as informações e é induzida a nos ajudar a completar o jogo”, explica o delegado Gilmaro Alves, idealizador da iniciativa.

O naipe atual é o de Espadas e traz oito criminosos procurados pela polícia. Além de Douglas e José Paulo, estão nas cartas Alexandre Estanciola de Paula, que seria o líder da quadrilha; Jordânio Estanciola de Paula, o “Dan”; Rodrigo Martins Custódio, conhecido como “Caladão”; Deidson Maia Bonifácio, o “Meio-Quilo”; Júlio Mateus da Silveira, o “Junin Ananás”; e Rubens Reis Sartório, o “Rubão”.

Segundo o delegado, todos estão com a prisão decretada. Eles são procurados desde a “Operação Eldorado”, realizada há quatro meses para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão. Na época, 12 bandidos foram presos, mas os demais conseguiram fugir.


O policial explica que é comum os foragidos voltarem para casa algum tempo depois de operações policiais, para cometer novos crimes. “Agora, eles estão sendo vigiados pela população, que certamente vai dizer: ‘o Valete de Espadas (José Paulo) caiu. É mais uma carta fora do baralho. Mas ainda falta o Rei de Espadas’”.

A maioria dos integrantes da quadrilha que está sendo procurada agora tem parentesco. Alexandre é tio de Jordânio, cuja mãe está presa por venda de drogas. O bando é investigado por tráfico e por envolvimento em assaltos a mão armada e homicídios em Timóteo. Depois que todos, ou pelo menos a maioria, forem presos, novas cartas serão criadas e divulgadas para que a população possa ajudar a polícia em novas capturas.

Desde o lançamento do baralho, as polícias Civil e Militar vêm recebendo diversas denúncias anônimas informando sobre o paradeiro de diversos foragidos. “E nenhuma delas é descartada antes da apuração”, garante o delegado  Gilmaro Alves. As informações devem ser repassadas para as autoridades pelo telefone (31) 3848 1937

Fonte: Hoje em Dia

0 comentários: