Tráfego pesado destrói avenida no Paraíso

Via de Santana do Paraíso vira passagem preferida de muitos, por oferecer acesso rápido entre o centro de Ipatinga e a BR-381


O asfalto da avenida está totalmente destruído, sendo que em alguns pontos é quase impossível trafegar - Foto: Lairto Martins/JVA Online
26-11-2011 09:40
 SANTANA DO PARAÍSO - Moradores da Avenida Floresta, no Bairro Chácaras do Vale, em Santana do Paraíso, vivem uma situação incômoda. A avenida é um dos caminhos mais rápidos entre a BR-381 e o centro de Ipatinga, e tem sido usada para o tráfego de caminhões e outros veículos pesados. Devido ao aumento do tráfego, o asfalto está totalmente destruído. Segundo moradores, o local era um condomínio fechado, o asfalto foi pago por eles e a avenida era de acesso restrito para condôminos. Eles alegam que a Prefeitura de Santana do Paraíso teria forçado a abertura da via, retirando a portaria, e dando início à série de problemas.

O passeio da casa de dona Maria das Graças, funcionária pública aposentada, de 62 anos, está delimitado com colunas de ferro e uma corrente. Ela afirma que teve que tomar a medida depois que sua calçada foi danificada pelo tráfego de veículos. “Eles, para não passar na estrada esburacada, vinham para cima da minha calçada. Eu paguei para os 30 metros de asfalto em frente à minha casa, e ele está destruído. A minha calçada fui eu que paguei também. Querem que eu deixe destruírem também?”, afirmou a moradora.

Retirada da portaria
Segundo dona Graça, o problema começou com a retirada da limitação imposta pela portaria que ficava no começo da avenida. “Tinha o porteiro, o acesso era restrito, agora não mais. Todo mundo passa aqui. Só que o asfalto não agüentou. Aqui na frente da minha casa é a pior situação, mas todo o asfalto está destruído. São muitos buracos, os motoristas correm o risco de acidente constante, além de que andar em uma via assim quebra o carro todo”, explicou a aposentada. Ela afirma que, na porta de sua casa, passam caminhões de grande porte, veículos de grandes empresas da região, que usam o acesso por já sair dentro do centro de Ipatinga, economizando boa parte da viagem. A moradora afirmou que existe uma via alternativa, que foi deixada de lado e está tomada pelo mato.

Água dentro de casa
Dona Graça revelou que, quando a via ficou pronta, a altura da sua calçada para a pista era de 45 centímetros. Hoje a calçada está no mesmo nível da rua, e a água da chuva, que acumula na pista, invade sua residência. “Foram colocando cascalho, juntando lixo, e atualmente a pista está da mesma altura da minha calçada. E não tem bocas de lobo para ajudar no escoamento da água. Quando chove a minha sala fica cheia de água. Qualquer chuvinha é transtorno para a gente”, revelou a moradora. 

Rua mal feita
O comerciante Marco Aurélio, de 46 anos, tem um terreno em frente à casa de dona Graça. Ele comprou o imóvel há 11 anos, e pretende começar a construir no próximo ano. Segundo ele, há um erro na construção da pista. “O asfalto é muito fraco, e, além disto, ele faz um buraco em frente ao meu lote. A água da rua acumula toda aqui. Se tivesse bocas de lobo ou canaletas para o escoamento da água, resolveria, mas não tem. Isto é um problema, toda vez que chove temos transtorno. Sem contar que a pista está destruída, muito destruída. Pagamos para construir aqui, e o tráfego destruiu. Para colocarmos quebra-molas, placas, temos que tirar do nosso bolso, queremos é que a prefeitura arque com as despesas, causadas após a abertura da via como acesso entre Ipatinga e a 381”, disse o comerciante.

PMSP está analisando o caso
O secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, Francisco Carrato Neto, afirmou que tomou conhecimento da situação na última quinta-feira (24). “Os moradores me ligaram ontem (quinta), para explicar a situação. Estou com o pedido aqui e estamos analisando. A verdade é que o asfalto no local é de pouca base. Ele não suporta o tráfego de veículos pesados. Precisamos pavimentar toda a via, mas o nosso poderio é pequeno. Estamos avaliando a situação e planejando a forma como devemos agir. Com certeza a nova pavimentação estará no planejamento do próximo ano”, afirmou o secretário.
Carrato disse que não sabe informar se foi a própria prefeitura que abriu o acesso a via. “Estou neste cargo há seis anos, e não posso informar como se deu a abertura do acesso. Não sei também se foram eles que pagaram o asfalto. Mas uma via de acesso como aquela não pode ficar restrita. É um dos principais acessos à BR-381, eu mesmo uso a avenida, ao invés de dar a volta”, finalizou Carrato.



Fonte: JVA Online

0 comentários: