Minas receberá R$12 milhões para sinalizar estradas federais


Também conhecida como rodovia da morte pelo alto índice de acidentes com vítimas, a BR–381 ficou fora da última licitação aberta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que vai investir R$ 108,2 milhões em rodovias federais de todo o país através do programa ProSinal. Do total, 12 estradas mineiras receberão R$ 12 milhões. A verba será utilizada para a melhoria da sinalização vertical, na pista, e horizontal, de placas.
De acordo com o Dnit, a licitação será aberta no próximo mês de fevereiro, quando as empresas interessadas deverão apresentar suas propostas. Para a concorrência, as estradas foram dividas em 36 lotes. O objetivo é aumentar a concorrência e evitar atrasos, uma vez que se fosse contratada uma única empresa para realizar todo o empreendimento, qualquer problema que surgisse na licitação afetaria todas as estradas. A previsão do Dnit é de que os contratos com as empresas responsáveis pelas obras sejam assinados até 90 dias após a abertura da licitação.
A justificativa dada pelo Dnit para que a BR–381 não tenha sido beneficiada pela verba é de que a rodovia recebeu investimentos nos últimos quatro anos oriundos do ProSinal. Segundo o órgão, ela será contemplada na próxima licitação do mesmo programa, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. Entre as rodovias em Minas que mais receberá investimentos está a BR–365 que receberá melhorias em três trechos. A estrada vai de Montes Claros a Uberlândia, com prolongamento até a BR-364, na divisa com Goiás.
Também receberão investimentos a BR-135, liga o Estado à Bahia; a BR-259 saída para o Espírito Santo; BR-040: ligação para Brasília; BR-153, no Triângulo Mineiro; BR-352 para quem vai para Goiás; BR-146, saída para São Paulo; BR-262 para quem segue para o Espírito Santo; BR-474, entre os municípios de Caratinga a Ipanema; e BR-482 também saída para o Espírito Santo.

0 comentários: