Nome de Rosângela foi apoiado pelos membros do partido; pré-candidata foi comparada a Dilma Rousseff |
O anúncio foi feito durante um encontro na sede do partido, no Centro da cidade. Membros do PT, entre eles os vereadores de Fabriciano Djalma Eugênio e Marcos da Luz, além de Keisson Drummond, membro do Legislativo de Timóteo, estiveram na reunião e discursaram em favor da pré-candidata.
O prefeito Chico Simões (PT) chegou ao final do encontro e demonstrou satisfação com a escolha do PT. Ele declarou apoio integral a Rosângela e disse que ela tem todas as possibilidades de fazer um excelente governo.
Chico foi eleito prefeito pela primeira vez nas eleições municipais de 1996. Em 2004, conquistou novo mandato, ao vencer Elias Ramos (PP) e Paulo Antunes (na época, filiado ao PFL, hoje DEM). Em 2008, ele ganhou novamente com 57% dos votos válidos - cerca de 12 mil votos à frente do segundo colocado, Celinho do Sinttrocel (PDT). Por ter sido eleito por duas vezes consecutivas, o atual chefe do Executivo fabricianense não poderá se candidatar novamente.
PERFIL
Rosângela é professora e já atuou como secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer do município em 1997. Ela também foi vereadora por dois mandatos (1998 até 2000 e 2001 até 2004). A pré-candidata ocupa a Secretaria de Governo e Comunicação Social desde janeiro de 2005. Rosângela deverá deixar o cargo até abril do ano que vem, já que a legislação eleitoral obriga candidatos a saírem de cargos públicos até seis meses antes da disputa.
NEGOCIAÇÕES
O nome de Rosângela surgiu nas conversas do partido no início do ano. Na época, corriam na disputa os vereadores Djalma Eugênio e Vanderlei Cupertino, o Canídia, que inclusive chegou a anunciar publicamente no último dia 30 de março o interesse em disputar a indicação partidária.
De acordo com a direção do PT em Fabriciano, os dois vereadores abriram mão das candidaturas em nome da unidade partidária e concordaram com o nome de Rosângela.
Comparações com Dilma Rousseff são inevitáveis
FABRICIANO - As semelhanças da trajetória de Rosângela com a da presidente da República Dilma Rousseff foram lembradas. Assim como a pré-candidata, Dilma fazia parte do governo como ministra da Casa Civil quando se tornou o nome do PT para a disputa. Outra característica em comum é o fato de serem apoiadas pelo político que desejam substituir. Lula atuou como cabo eleitoral da presidente em vários momentos da campanha. Chico Simões também afirmou que irá trabalhar duro para fazer sua sucessora.
O presidente do PT na cidade, Jardel Lopes, concorda com a comparação entre as duas mulheres: "Rosângela está para Fabriciano assim como Dilma está para o Brasil", afirmou, no momento do anúncio.
A oficialização da candidatura de Rosângela Mendes acontece no ano que vem, durante as convenções partidárias. Mas de acordo com Jardel, o nome dela foi indicado de forma irreversível.
Fonte: Diário Popular
0 comentários:
Postar um comentário