NO BAIRRO São Domingos, um muro desabou juntamente com parte de uma residência ribeirinha |
DA REDAÇÃO – As chuvas intermitentes que caíram no Vale do Aço desde a última sexta-feira (21), mesmo não sendo fortes, causaram estragos em vários pontos da região. As Defesas Civis de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano atenderam muitas ocorrências, todas sem vítimas fatais.
No Bairro São Domingos, em Coronel Fabriciano, um muro construído na Avenida Vitória Régia desabou. Segundo Irnac Valadares da Silva, gerente da Defesa Civil, a construção estava toda irregular, sendo feita debaixo de uma encosta. “Ainda bem que não tivemos vítimas”, afirmou. Conforme ele, em duas escolas também houve ocorrências de quedas de muros. Ainda no São Domingos, a população teme a queda de uma ponte que apresenta rachaduras em sua cabeceira.
Gastos com limpeza
Para Irnac, o grande problema é que cidadãos costumam fazer corte de terrenos sem um parecer técnico, sem um projeto. “Muita gente corta barranco aqui sem projeto algum. E isto acaba gerando um dano tremendo ao município. Todo corte acima de três metros tem que ter um projeto. A prefeitura orienta o cidadão, mas é necessário que ele procure a Defesa Civil para ter um direcionamento. Estamos até analisando a possibilidade de criar uma lei que transfere o custo da limpeza de uma área afetada pelo corte irregular para o responsável”, revelou.
Ipatinga: 92 vistorias
Em Ipatinga, os trabalhos realizados pelas equipes da Coordenadoria da Defesa Civil foram de caráter preventivo. Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação da PMI informou que, em virtude dessa atuação, nenhum registro grave por causa das últimas chuvas ocorreu no município. “Do último dia 17, data em foi registrada a precipitação de 41 mililitros de chuvas, até a tarde desta segunda-feira (24), foram realizadas 92 vistorias. De sexta-feira (21) até esta segunda foram 11 vistorias realizadas nos bairros Bom Jardim, Bethânia, Limoeiro, Canaãzinho e Jardim Panorama. As ocorrências foram sem gravidade e sem danos materiais”, afirmou a ACS.
A ACS informou também que, em Ipatinga, os locais que carecem de maior atenção da Defesa Civil são: a Rua Amazonita, no Bairro Iguaçu, e as casas do Vila da Paz. “Devido à localização geográfica e a proximidade com o ribeirão Ipanema, são locais de maior preocupação neste período de chuva. Também está sendo monitorada a localidade Chácaras Madalena, em virtude de um loteamento irregular aberto no local”, explica a prefeitura.
As equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras Públicas e Serviços Urbanos e Meio Ambiente tomaram algumas providências, como a realização de corte de árvores e uso de lonas para contenção de encostas. As equipes continuam monitorando todos os pontos afetados pela chuvas no município. “As famílias em situação de risco, no eventual caso de chuva forte, devem procurar abrigo na casa de vizinhos ou parentes”, alerta a PMI.
Timóteo
A Defesa Civil de Timóteo registrou duas ocorrências neste final de semana, nos bairros Macuco e Bela Vista. Também por meio de nota, a Assessoria informou que barrancos desmoronaram nos dois bairros, sem contudo oferecer riscos à população. “A Defesa Civil do município está atenta, visitando as áreas de risco, que são os bairros Ana Moura, Macuco, Petrópolis, Limoeiro, Nova Esperança e Cachoeira do Vale (áreas mais altas)”, informa a nota da ACS.
TELEFONES DA DEFESA CIVIL
Diante de situações de risco, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, ou pelos seguintes telefones:
• 3829-8414 (Ipatinga)
• 3846-7752 / 3846-6292 (Coronel Fabriciano)
• 3847-4783 / 3847-4800 (Timóteo)
Fonte: JVA Online
0 comentários:
Postar um comentário