Câmara Mirim elege hoje 52 vereadores em Ipatinga

25-10-2011 11:02
IPATINGA - Hoje (25) acontece a eleição para os vereadores da Câmara Mirim. Serão eleitos 52 vereadores e 52 suplentes. De acordo com dados fornecidos pela Câmara Municipal de Ipatinga, 14 mil e 100 alunos das escolas do município irão às urnas.
A eleição ipatinguense é a maior de todo o Brasil, com 44 escolas participantes e 63 sessões eleitorais. Os eleitores não precisam levar documento de identificação, pois terão um caderno com a lista de votação em cada sessão eleitoral.
O presidente da CMI, Nardyello Rocha (PSD), acredita que a iniciativa contribuiu para que os jovens estudantes se interessassem pela política da cidade. "Todos os candidatos se envolveram muito com o projeto e as escolas ajudaram para que os alunos se envolvessem ainda mais. A novidade - os debates esse ano - envolveu muita gente, conseguimos reunir mais de 300 alunos em um debate, isso é um benefício para todos nós sabermos que os jovens estão se interessando pela política em Ipatinga", afirmou Nardyello.

URNA ELETRÔNICA
A eleição terá início às 8h e se encerrará às 17h. Os alunos irão votar em urnas eletrônicas e a contagem dos votos será feita logo após o fim da votação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acompanhará a contagem on-line. Em cada sessão eleitoral haverá um representante da escola para acompanhar a votação e os locais com maior número de eleitores terão até quatro salas para votação, como o Colégio São Francisco Xavier e a Escola Municipal Arthur Bernardes. Das escolas inscritas, 22 são estaduais, 16 municipais e 6 particulares.
Nardyello Rocha (PSD) considera a eleição da Câmara Mirim tão democrática quanto a da própria CMI. "Temos 210 candidatos a vereador para disputar as eleições da Câmara Mirim e todos eles tiveram a oportunidade de defender democraticamente as suas propostas. Os candidatos eleitos vão poder executar as propostas e beneficiar tanto a escola quanto o município", declarou Nardyello Rocha. Os candidatos são alunos do sexto ao nono ano.

ENVOLVIMENTO

Para o presidente da Câmara de Ipatinga, outro ganho com a eleição da Câmara Mirim é o incentivo à participação dos adultos, que acompanham os jovens vereadores durante o mandato. "A Câmara Mirim de Ipatinga passa a fazer parte do cenário político da cidade e o envolvimento das escolas e dos professores tem sido fundamental. Mas o maior ganho é sempre o incentivo aos jovens e com isso a inserção dos adultos que vêm acompanhar os filhos ao plenário. Tem sido muito benéfico porque tem pessoas que não sabiam sequer onde era o local de trabalho de um vereador", disse Nardyello. 
O parlamentar finalizou desejando um bom trabalho para os envolvidos na eleição. "Desejamos um ótimo trabalho a todos os mesários, que são servidores da Casa, e aos representantes das escolas, que também estarão nas sessões eleitorais. Nós, da Mesa Diretora, estaremos visitando as escolas durante a votação para darmos a nossa parcela de colaboração no processo de fiscalização do pleito e apoio aos servidores", concluiu Nardyello Rocha.

MANDATO

Os 52 eleitos serão divididos em quatro grupos de 13 e no próximo dia 28 será realizado um sorteio para definir a ordem dos grupos que irão compor a Câmara Mirim. Cada equipe vai trabalhar por seis meses e a eleição tem validade de dois anos. A cada semestre um novo grupo assume a Câmara Mirim até que se encerre o mandato.
A diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral acontece no dia 03 de novembro, às 19h, no Ipaminas Esporte Clube. A posse dos parlamentares do primeiro mandato será dia 07 de novembro, às 14h, no plenário da Câmara de Ipatinga.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: