Entulho se acumula pela cidade de Ipatinga

Rua Novo Jardim está coberta de entulho e restos de eletrodomésticos desde o último dia 17 de outubro
02-11-2011 10:28
IPATINGA - Diversas ruas do bairro Bom Jardim em Ipatinga estão cobertas por lama e entulhos. O mesmo problema pode ser facilmente verificado em várias outras ruas de todos os bairros da cidade, onde os serviços de coleta de entulhos estão comprometidos, causando contratempos, poluindo o ambiente e aumentando o risco de doenças, entre as quais a dengue.
No caso específico do Bom Jardim, os moradores reclamam que a Prefeitura se comprometeu a limpar as ruas e até hoje, quinze dias depois do início das chuvas, nada foi feito. A reportagem do Diário Popular esteve no bairro e encontrou quebra-molas feitos de entulho e restos de eletrodomésticos espalhados pelas ruas.
O morador Wallison Lopes afirmou que seus vizinhos já acionaram a PMI várias vezes para pedir solução. "Todas as ruas do bairro estão cobertas por lama, tem barro em todos os lugares, isso aqui está uma calamidade pública. O que já foi limpo foi feito pelos próprios moradores, cada um fez a limpeza da sua porta. Se não fosse isso, não teríamos nem condições de andar nas ruas", declarou Walison.
Para Vitor Vieira de Oliveira, a Prefeitura tem que tomar uma posição diante do problema o quanto antes. "Isso tem que ser resolvido, pois até quando vamos ficar na sujeira? A PMI tem que tomar uma postura e decidir o que vai ser feito. As ruas precisam ser limpas. Se continuar assim, daqui a uns dias não vai mais nem passar carro aqui e vamos continuar prejudicados. A população está sofrendo, mas ninguém faz nada para mudar essa realidade", afirmou Vitor.

SERVIÇO

O serviço de coleta de entulho era feito pela empresa Vital, mas está suspenso devido a uma decisão da PMI. A Prefeitura reduziu o valor do contrato com a Vital e os serviços de limpeza mecanizada e manual de entulho e capina não são realizados desde o início de outubro. A dona de casa Sônia Gonçalves disse que espera que a administração pública volte atrás da decisão e mantenha a coleta de entulho, assim como manteve o serviço de varrição de rua. "É um absurdo isso o que estão fazendo com a gente, é muita falta de respeito. A nossa esperança é que a Prefeitura volte atrás e permita que a empresa recolha os entulhos. O povo tem que lutar pelos seus direitos, porque a varrição de rua só voltou porque a população fez o seu papel e lutou até alcançar o objetivo", afirmou Sônia.
A aposentada Analita Lannes acredita que o dinheiro que a PMI destinou à publicidade e a outros serviços poderia ser utilizado na limpeza pública. "Como uma cidade do porte de Ipatinga fica sem realizar a coleta de entulho? Sabemos que a Prefeitura investiu um valor absurdo em publicidade e investiu muito dinheiro no Ipatinga Futebol Clube. Esses valores poderiam ter sido mais bem empregados. Até quatro carrinhos de mão a Vital recolhia, agora mesmo que tenhamos um saco de entulho vamos ter que pagar para recolher, isso não está certo com o povo, que anda em dia com suas obrigações", concluiu Analita.

INSATISFAÇÃO

Durante a reportagem, o Diário Popular recebeu outras reclamações dos moradores do Bom Jardim: a população reivindica o cercado para uma lagoinha próxima à Passagem Raízes e a iluminação do local. Segundo Edgar Rodrigues, os pedidos foram feitos diversas vezes e a PMI informou que o problema seria solucionado. "A lagoa não tem proteção e é um perigo para as nossas crianças. O lugar é tranquilo, mas sem iluminação se torna perigoso e não podemos transitar à noite. Recentemente uma criança morreu ao cair na lagoinha. Muitos meninos ficam jogando bola na rua, ela caiu no lago e quando o menino foi pegar, acabou se afogando. Pode acontecer o mesmo caso e com a falta de luz piora ainda mais a situação, mas a Prefeitura não tem palavra. Disseram que iam cercar a lagoa e resolver o problema dos postes, mas devem estar esperando acontecer outra tragédia", afirmou Edgar.



Fonte: Diário Popular

0 comentários: