Ipatinga, Divinópolis, Belo Horizonte e Uberlândia são as cidades com os maiores índices de aumento
arros roubados, recuperados pela polícia, ficam à disposição dos proprietários no pátio do Detran |
18-11-2011 11:35
As quadrilhas especializadas no furto e roubo de veículos estão se espalhando pelo interior de Minas Gerais.
Em Ipatinga, no Vale do Aço, foram registradas 252 ocorrências de janeiro a outubro deste ano, 58,1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Em Divinópolis, Região Centro-Oeste do Estado, o crescimento foi de 56,1%. O número de furto e roubo de veículos na cidade passou de 356, em 2010, para 556 neste ano.
Em todo o Estado, o aumento no número de ocorrências do tipo registradas pela polícia foi de 10,8%, também entre os meses de janeiro e outubro deste ano. São 53 ocorrências desse crime por dia, uma média de 2,2 por hora. No Brasil, o aumento foi de 4% no mesmo período.
O serviço de inteligência da Polícia Militar apurou que, nas cidades de Ipatinga e Divinópolis, quadrilhas de Belo Horizonte e do Sul da Bahia estão levando veículos para desmanche no Paraguai e na Bolívia. A Polícia Civil está planejando, para os próximos dias, uma grande operação para prender os autores dos crimes.
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Polícia Civil registrou, neste ano, 1.331 ocorrências de furto e roubo de carros, um aumento de 16,5% em relação a igual período do ano passado. Uma quadrilha de Goiânia, especializada em levar veículos roubados em Uberlândia, está sendo investigada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Federal.
A Polícia Civil reconhece o aumento das ocorrências no Estado. No caso de Belo Horizonte, o crescimento foi comprovado entre janeiro e junho deste ano, quando o índice chegou a 22,5%. As regiões mais visadas pelas quadrilhas estão localizadas às margens do Anel Rodoviário e da MG-010.
As regiões da Capital com o maior número de ocorrências desse tipo de crime são Noroeste, com 22% do total de registros. Em segundo lugar, aparece Venda Nova, com 21%, seguida pela Região Leste, com 16%.
O Bairro Caiçara, na Região Noroeste da Capital, é o que tem maior número de ocorrências. Levantamento feito pela Polícia Civil revela que 76% dos carros são furtados (sem uso violência) em Belo Horizonte e 24% são roubados (com uso de arma ou quando a pessoa é rendida).
Em Minas Gerais, 51% dos veículos roubados ou furtados são recuperados. Em Belo Horizonte, esse índice é de 52,5%, segundo informou a Polícia Civil.
Fonte: Hoje em Dia
0 comentários:
Postar um comentário