VALE DO AÇO: Espera em filas de bancos: somente 15 minutos. Será?

A lei existe e o problema também. Mas então, por que os órgãos que representam o consumidor registram poucas reclamações sobre a demora nas filas dos bancos? A equipe de reportagem esteve em uma agência bancária de Ipatinga e pegou uma senha para entrar na fila do caixa. O tempo de espera passou de meia hora, quando não deveria exceder os 15 minutos. É o que diz uma lei estadual em vigor desde 2003. Em um banco de Coronel Fabriciano a máquina que emite a senha não funcionou.

Segundos depois o funcionário tirou uma senha do próprio caixa. O tempo de espera na fila foi pequeno: sete minutos. Será que todo mundo pede a autenticação para registrar o tempo de espera para atendimento? Segundo o comerciante Wilson Alves, ele retira a senha, mas a deixa no banco depois de ser atendido.

De acordo com Leonardo Augusto Soares, especialista em direito do consumidor, quem age dessa forma abre mão de pleitear o direito de ser respeitado no tempo máximo de atendimento em agências bancárias.

Muitas pessoas reclamam da demora no atendimento. A auxiliar administrativo Elenice dos Santos é uma dessas pessoas. Ela reclama que demora muito para ser atendida nos bancos. Glória Martins, professora, também. Segundo ela, quem vai ao benco deve ter tempo em função da demora.

O problema é que as reclamações são apenas verbais. Em Coronel Fabriciano e Ipatinga, o Procon ainda não recebeu nenhuma reclamação este ano, em relação ao descumprimento da lei dos 15 minutos. Em Coronel Fabriciano também existe uma lei municipal que determina o atendimento em 15 minutos. Mas segundo o vereador, Marcos da Luz, a legislação não é cumprida porque falta de fiscalização. Ele entrou com uma representação contra os bancos no Ministério Público Estadual. Marcos da Luz explica que o MP pode exigir o cumprimento da lei e ele deve apurar as denúncias do consumidor acerca desse assunto. 

Em nota a Federação Brasileira de Bancos informou que já trabalha na conscientização dos associados, no sentido de reduzir o tempo de espera para atendimento nas agências bancárias. A Febraban disse ainda que os clientes podem registrar reclamações no site www.conteaqui.org.br.

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