510 POSTOS DE TRABALHO - Caterpillar investe R$ 31 milhões para fazer loco- motivas em Sete Lagoas

Multinacional Caterpillar aposta em Minas para crescer no país
LOADQUIP/DIVULGAÇÃO
Belo horizonte e São paulo. A Caterpillar, uma das maiores fabricantes de máquinas pesadas do mundo, vai montar uma fábrica de locomotivas em Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais. A unidade, que será instalada pela Progress Rail Services, subsidiária da gigante norte-americana, será a primeira da empresa na América do Sul e deve atender toda a região.

O investimento foi confirmado ontem pelo presidente da Progress Rail Service, Billy Ainsworth, e a instalação deve ser iniciada ainda em 2011, para aproveitar o bom momento do setor ferroviário no país. A cidade mineira foi escolhida por sua localização, pois fica próxima a importantes malhas ferroviárias do país.


Segundo fontes ligadas ao negócio, o projeto envolveria um investimento de R$ 31,5 milhões, com a geração de 510 empregos diretos. Pelo projeto, quando estiver totalmente operacional, a fábrica vai ter capacidade para produzir anualmente 70 locomotiva acima de 4 mil hp. As máquinas terão a marca da Electro-Motive Diesel Inc. A empresa, subsidiária da Progress Rail Services, é líder no setor e tem hoje aproximadamente 33 mil locomotivas em operação.


"Nós estamos orgulhosos em anunciar a abertura dessa unidade, que vai nos permitir produzir locomotivas para nossos clientes brasileiros e continuar a fornecer produtos de qualidade para os nossos clientes em todo o mundo", afirmou Ainsworth ao anunciar a construção. A unidade vai ser operada pela MGE Equipamentos e Serviços Ferroviários, outra subsidiária da Progress Rail Service. A empresa, especializada na fabricação de peças e motores para locomotivas, foi comprada pela Caterpillar em 2008 como parte do plano de investimento da multinacional no mercado da América do Sul.
Área terá 12 mil metros quadrados
Segundo o prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Maroca (PSDB), a fábrica, que terá 12 mil metros quadrados, será construída em um terreno que já pertenceu à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e hoje é de propriedade da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A área, que já tem galpões e linhas férreas instalados, será cedida por meio de comodato à Caterpillar. Por meio de sua assessoria, a FCA informou que não tem participação direta no investimento. (Da redação com agências)
FlashDisputa. Ao instalar a fábrica em Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte, a Caterpillar ainda se aproxima de sua principal concorrente, a GE,subinstalada em Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
Fonte: O Tempo

0 comentários: