Catadora emociona pais e professores ao pedir fim de greve em Ipatinga, veja o vídeo


Joana D`Arc se levantou durante a reunião e foi à tribuna protestar
SINDUTE IPATINGA/DIVULGAÇÃO
Uma catadora de material reciclável semianalfabeta emocionou uma plateia formada por pais de alunos e professores da rede pública municipal de Ipatinga, no Vale do Aço, durante uma assembleia há duas semanas para discutir a greve nas escolas desde o dia 8 junho.

Joana D’Arc Emílio Rodrigues, 39, que ganha R$ 354 por mês e mora com dois dos sete filhos em um barraco de um cômodo, foi à tribuna defender o movimento grevista e cobrar agilidade da prefeitura nas negociações. Algumas pessoas presentes na reunião choraram durante o discurso de Joana. Uma das filhas da catadora, Jussara, 9, está no 3º ano do ensino fundamental e sonha em ser médica pediatra, segundo a mãe. 

O vídeo com o discurso de revolta foi postado no site YouTube no dia 17 e, até a tarde de ontem, tinha 1.600 visualizações.

Chorando, Joana disse que não quer ver Jussara repetir o seu destino, "mexendo em sacolinha de lixo para comprar o leite, o pão, a mamadeira do filho". "Eu quero a minha filha uma advogada, uma médica, uma dentista", afirmou.

Uma reunião ontem entre o comando grevista e o prefeito Robson Gomes da Silva terminou sem acordo. Entre as reivindicações dos professores, estão o pagamento do piso salarial e a manutenção de direitos. Joana participou do encontro como representante dos pais.

Os educadores rejeitaram a proposta da administração municipal, que ofereceu 6,47% de reajuste. Uma outra negociação foi marcada para a próxima quinta-feira.





1 comentários:

Mário Ferreira disse...

Realmente é emocianante ouvir uma pessoa que apesar da simplicidade,demonstra extrema consciência política. Essa humilde senhora, de fato deu uma aula de cidadania.Espero que a população reaja, pois apesar de tanto lixo na telvisão como novelas,Domingão do Faustão, Pânico, entre outros, é bom perceber que nem todos estão alienados, é bom saber saber que há pessoas dispostas a romper como esta realidade infame do nosso país. Que os políticos, prefeitos, governadores, presidentes entenadam:SE NÃO VALORIZARMOS A EDUCAÇÃO JAMAIS SEREMOS UM PAIS DESENVOLVIDO.

Mário Ferreira.