Integração completa um mês e passa por modificações

Como parte das mudanças, novas linhas passaram a funcionar com novos itinerários e linhas antigas foram excluídas
IPATINGA - Há exato um mês, começava a funcionar na cidade um sistema que prometia reduzir os transtornos de quem precisava tomar dois ônibus para chegar ao seu destino e também ser uma forma de economia para os passageiros. Era a integração do transporte coletivo, usado somente com o cartão de bilhetagem eletrônica.
Foram três grandes mudanças de uma só vez no transporte público da cidade: além da possibilidade de usar dois carros e pagar uma única tarifa, passaram a rodar nos bairros Bethânia, Bom Jardim e Canaãzinho os chamados ônibus regionais, para levar os moradores até corredores de acesso, onde teoricamente seria mais fácil conseguir um outro ônibus. Ainda como parte das mudanças, novas linhas passaram a funcionar com novos itinerários e linhas antigas foram simplesmente excluídas da cidade.
Houve ainda a redução de veículos, que passaram de 118 para 108. Porém, 10 carros são reservados para casos de substituição, ficando, portanto, 98 ônibus rodando.
Tantas inovações de uma só vez não agradaram e o que se viu nos dias que se seguiram foi o caos. Houve reclamações, protestos, cobranças. Um ônibus da linha 800 chegou a ser interditado no início de maio na rua Saigon, no bairro Bethânia, por moradores insatisfeitos com as alterações ocorridas no transporte. 

ADAPTAÇÃO
Para a população, o grande problema foi se adaptar ao novo modelo de nomenclatura dos ônibus. Foram tiradas de circulação 31 linhas. Em contrapartida, sete novos itinerários passaram a funcionar na cidade, englobando trajetos feitos pelos ônibus excluídos. 
A administração municipal justificou o alto número de linhas que deixaram de funcionar com a alegação de que, com a integração, não era necessária a existência de tantos ônibus. Os usuários poderiam, a partir daquele momento, fazer a baldeação em qualquer ponto pagando apenas uma passagem.

CPI
Poucos dias depois da implantação do sistema na cidade, a Câmara de Vereadores convocou uma audiência pública para debater todas as mudanças ocorridas. O evento lotou o Plenário do Legislativo e trouxe à tona os transtornos sofridos pela população.
Após o encontro, a Comissão de Transporte da Câmara pediu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a integração na cidade, e também denúncias antigas que incluem fraudes na concessão para a empresa Autotrans e também na implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no município.
De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Nardyello Rocha (PMDB), neste momento, o processo de implantação da CPI aguarda uma deliberação por parte dos parlamentares que assinaram o pedido de abertura: Agnaldo Bicalho (PT), Roberto Carlos (PV) e Sebastião Guedes (PT) e César Custódio (PPS).

MUDANÇAS
O secretário Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga, Rodrigo Resende, informou que a Prefeitura vem fazendo encontros com a população para saber das reais necessidades dos moradores com relação ao transporte. 
Como resultado, diversas linhas foram recolocadas nas ruas de Ipatinga. Até a última semana, foram contabilizados 16 ônibus que voltaram a circular e outros 13 que tiveram seus horários retomados. 
Para esta semana, está programada a volta dos horários da linha 030 - Esperança/Hospital. Está previsto ainda um estudo sobre a linha 307, que atendia o bairro Ideal e foi substituída pelo circular 101, que também englobou o circular 1A.
O secretário afirmou que neste momento, a integração vem passando por ajustes finos, de forma a satisfazer todos os usuários. Ele acredita que neste mês, todos os transtornos tenham cessado.

Para usuário, sistema gerou perda de tempo
IPATINGA - Quem precisa do ônibus para se locomover revela que a mudança acarretou um aumento no tempo de espera. A estudante Raiane Freitas precisa, diariamente, sair do Veneza para a sua casa, que fica no Bom Retiro. Antigamente, ela pegava o 800, que a levava direto. Depois da implantação da integração, passou a pegar dois coletivos: um até o Centro e outro para seu bairro. A jovem conta que está chegando, em média, 25 minutos mais tarde em casa.

Informações
A Autotrans imprimiu cinco mil cartilhas informativas com os novos horários. Poucos dias depois, o livreto estava defasado. Atualmente, tanto a Prefeitura quanto a concessionária indicam a consulta aos seus respectivos sites para quem precisa saber das alterações. Porém, nenhuma das duas páginas traz informações atualizadas e não funcionam de forma confiável em um momento de tantas mudanças.

Fonte: Diário Popular

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