Professores da rede municipal ameaçam nova greve

IPATINGA - Nesta terça-feira (31), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reúne com a Comissão de Negociação do Piso Salarial (formada pelas secretarias municipais de Educação, Planejamento, Fazenda e Administração) para discutir o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) dos trabalhadores em educação da rede municipal. Segundo o sindicato, se não houver um acordo positivo em relação ao piso, a categoria irá dar início a mais uma greve na cidade. 

De acordo com a diretora do Departamento de Comunicação do Sind-UTE/MG, Cida Lima, a comissão paritária, nomeada no final de janeiro, se reuniu apenas no início de maio para as negociações. “O diálogo com a prefeitura começou depois que nós fizemos uma manifestação no prédio da PMI em 2 de maio. A partir daí as negociações prosseguiram”, explicou Cida.

Durante a última reunião de negociação, que ocorreu no dia 20 deste mês, o secretariado municipal admitiu a margem para o pagamento do reajuste. “Após essa assembléia, o sindicato se reuniu e nós decidimos entrar em estado de greve. Se não houver nenhum avanço nas negociações desta terça-feira, mesmo com o secretariado já tendo admitido a margem para o reajuste, os professores vão paralisar suas atividades novamente”, disse. 

“Nossa expectativa é de que consigamos encontrar o índice de reajuste para o piso salarial dos professores nesta reunião. Mas se a prefeitura não caminhar positivamente para isto, a categoria vai entrar de greve”, assegurou. 

Fonte: JVA online

0 comentários: