Região do Vale do Aço tem o primeiro caso de gêmeas siamesas



TIMÓTEO - O Hospital e Maternidade Vital Brazil/São Camilo registrou anteontem (9), por volta das 23h, o primeiro caso na história do Vale do Aço de gêmeas siamesas. Elas nasceram unificadas pela região do abdômen. A equipe médica do HMVB comemora o sucesso na cirurgia, considerada de risco e delicada. O obstetra Guerino de Marta acompanhou o caso e realizou a cesariana na mãe, que tem 17 anos e não tinha conhecimento de que estava grávida de siamesas.
"A paciente chegou ao Hospital sem os exames básicos de pré-natal e sem ter realizado ultrassonografia neste tempo em que foi acompanhada por uma Unidade Básica de Saúde de Coronel Fabriciano. Fizemos o exame de toque ginecológico e verificamos que a criança estava em posição sentada o que nos levou a fazer a cesariana como se fosse de apenas um bebê", explica o obstetra.
O hospital providencia a transferência dos bebês para a Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte, devido à alta complexidade em UTI Neonatal exigida pelo caso. Lá, os recém-nascidos farão os exames necessários para verificar a possibilidade de cirurgia.

PRÉ-NATAL
O pediatra Dênio Siqueira evidencia a gravidade do caso e explica que, se tivesse havido um pré-natal adequado, a paciente teria sido orientada a realizar o parto em um hospital de alta complexidade com uma equipe médica preparada para tal, uma vez que, os bebês necessitariam de todo o suporte exigido pelo caso.
?No momento, o HMVB/São Camilo oferece todo o suporte necessário para manter em vida essas crianças que estão bem e clinicamente estáveis?, conclui o pediatra.

ESCLARECIMENTO

Em nota divulgada ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano informou que a gestante, moradora do bairro Padre Rocha, era atendida pelo PSF do Posto do São Domingos e que o exame de ultrassom foi solicitado pela equipe responsável, mas a paciente não seguiu os encaminhamentos para a realização de tal exame. Todos os detalhes dos procedimentos realizados pelo Posto de Saúde, bem como as faltas da paciente às consultas marcadas, podem ser comprovados por meio de seu prontuário perante a Justiça, caso seja necessário.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: