Restauração de trilhos atrasa volta de Maria-Fumaça em Ipatinga


Maria- Fumaça deve voltar somente em Julho

IPATINGA – A volta da Maria-Fumaça de Ipatinga, no Vale do Aço, foi adiada para meados de julho. A data inicial era 29 de maio. Porém, pendências na restauração dos trilhos atrasaram a conclusão das obras, segundo informou o Departamento de Cultura da Prefeitura de Ipatinga. Aproximadamente R$ 50 mil estão sendo investidos na reforma da locomotiva, dos vagões e trilhos. Para agilizar o trabalho, três funcionários da Secretaria de Obras vão se juntar à equipe que já cuida do alinhamento e nivelamento dos trilhos.

O último passeio da Maria-Fumaça foi em abril de 2008, durante as comemorações do aniversário da cidade. A locomotiva foi trazida para a região por José Mauro Cardoso de Oliveira. O apaixonado por ferrovias comprou a máquina em 1979. Vinte anos depois, quando se mudou para Ipatinga, resolveu trazer na bagagem o trem, que se tornou atração turística. De origem alemã e fabricada em 1937, a locomotiva é movida a vapor, puxa dois vagões, feitos com estrutura de madeira e ferro, e tem capacidade para 70 passageiros.

Em 1999, foi firmado um contrato de comodato entre Oliveira e a Prefeitura de Ipatinga. Ele empresta a máquina sem nenhuma cobrança, mas com a condição de que os serviços de manutenção e a operação sejam feitos por ele.
Fonte: Hoje em Dia

0 comentários: