Melhoras para o consumidor de Ipatinga

Está em vigor um alei que determina que os preços estejam escritos em unidade e unidade de medida.


Em um supermercado de Ipatinga, apenas alguns preços estão expostos nas prateleiras conforme à lei. No caso do leite, por exemplo, tem o preço do litro e da caixa com 12 unidades. A cerveja, é da mesma forma. Mas, de acordo com a lei municipal, além dos estabelecimentos comerciais da cidade, colocarem os preços dos produtos por unidade e por unidade de medida, eles precisam estar escritos do mesmo tamanho na etiqueta, o que lá não é feito. Segundo o gerente, Marino Ferreira, ainda não foi notificado sobre a lei, mas garante que vai se adequar. Marino, explica que irá facilitar bastante para o cliente, pois este não precisará mais fazer cálculos entes de adquirir um produto. 

Quem vai ao supermercado pelo menos duas vezes por semana, comemora a notícia. A aposentada Abigail Macedo falou que tem dificuldade de calcular o preço dos produtos, se estivessem todos os preços por quantidade e pela embalagem fechada seria mais prático para todos. 

Em outro supermercado, ainda não há nenhum produto com os preços expostos de acordo com a lei. O dono disse que no prazo de 30 dias consegue se adequar às novas medidas. Mas, reclama que não foi informado da nova legislação. Jean Gomes falou que vários produtos não têm um tamanho padrão, por isso, as pessoas podem achar que estão pagando menos por um produto, quando, na verdade o preço por quilo sai mais caro.

Entre outros itens, a Sra. Isolina Lopes, cabeleireira, vai levar para casa cloro de três litros, mas...Ela disse que não sabia o quanto estava pagando, somente no caixa ela saberia o preço do produto. Acredita que a nova medida vai facilitar na hora de fazer as compras. Segundo ela, vendo os preços terá um controle maior do que estará adquirindo. 

A multa para quem descumprir a lei é de R$ 1.440. A prefeitura de Ipatinga informou que o Procon é quem fiscaliza o cumprimento das leis que beneficiam os consumidores, e que o órgão é responsável por divulgar e conscientizar sobre as determinações.

Fonte: In360

0 comentários: