Usiminas terá Laboratório de Análises Ambientais

IPATINGA - A Usiminas anunciou nesta quinta-feira (14) um grande empreendimento na área ambiental. A empresa inicia neste mês de julho a construção de um laboratório de análises ambientais do ar, da água e do solo. O empreendimento, um dos mais modernos do País, será instalado no Bairro Bela Vista, em Ipatinga, às margens da Avenida Usiminas e próximo ao rio Piracicaba. 

De acordo com a assessoria de Comunicação da siderúrgica, a obra contará ainda com um prédio destinado à sede administrativa da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, incluindo quatro gabinetes, auditório, dois dormitórios e toda a infraestrutura. Em anexo, funcionará o edifício do laboratório.

“A construção de um laboratório de análises ambientais, com modernos equipamentos e técnicas de análises químicas confiáveis, vem proporcionar à comunidade mais uma ferramenta para controle dos impactos ambientais, onde poderão ser feitos diversos estudos científicos nas áreas de ar, água e solo que irão contribuir para direcionar os esforços e a melhoria da qualidade de vida de toda a nossa região”, explica o gerente geral de Meio Ambiente da Usina de Ipatinga, Pedro Luís Ribeiro.

Os imóveis terão cerca de 700 metros quadrados de área construída, em um terreno de 12 mil metros quadrados, que incluirá estacionamento, área verde, cerca e circuito interno de TV. Todo o mobiliário, equipamentos e insumos para o funcionamento do laboratório, que será doado ao Ministério Público, serão custeados pela Usiminas pelo período de dez anos. 

Em novembro de 2011, será entregue o edifício administrativo. No ano seguinte, no mês de julho, a Usiminas conclui o laboratório. 

TERMO DE ACORDO
Segundo o Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Ipatinga, Walter Freitas de Moraes Júnior, o projeto, estabelecido em um termo de acordo com a empresa, é considerado como estratégico para a atuação do Ministério Público, contribuindo para o desenvolvimento de ações preventivas e contínuas em defesa do Meio Ambiente, em todo o Estado, em sinergia com outros órgãos ambientais.  

RESPONSABILIDADE
Com uma atuação sustentável, a Usiminas foi a empresa pioneira do setor siderúrgico brasileiro - e segunda no mundo - a receber a certificação ISO 14001, por seu sistema de gestão ambiental. Sua assessoria ressalta que os produtos da siderúrgica cumprem as rigorosas exigências ambientais das diretivas internacionais RoHS e ELV, “selos verdes” que verificam iniciativas de proteção do solo, da água e do ar contra a poluição, com a restrição do uso de determinadas substâncias, como chumbo, mercúrio e cádmio. 
A empresa também desenvolve ações de educação ambiental. A principal é o Projeto Xerimbabo Usiminas, que visa à conscientização ambiental de crianças e jovens, principalmente da rede pública de ensino. Realizado há 27 anos, o Xerimbabo já foi visitado por mais de 2 milhões de pessoas. Fonte: JVA online

0 comentários: