Forno Hoffmann será recuperado em Timóteo

Durante a reunião no Unileste, o governo expôs aos professores de Arquitetura e Urbanismo a proposta de revitalizar o espaço
TIMÓTEO - Na tarde dessa sexta-feira (26), equipe da Administração Municipal se reuniu com o reitor do Unileste-MG, Genésio Zeferino, para avaliar a viabilidade de restauração do Forno Hoffmann. Localizado no bairro Novo Horizonte, a construção data dos anos 1940, ocasião dos primeiros dias de implantação da antiga Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita) e se encontra desativada há vários anos. Durante a reunião no Unileste, a equipe de governo expôs a Zeferino e aos professores de Arquitetura e Urbanismo do Unileste a intenção de transformar o antigo forno em um Centro Cultural multiuso. O local iria abrigar apresentações, exibições de filmes, concertos e outros eventos artísticos. Presente à reunião, o vice-prefeito Marcelo Afonso, secretário Municipal de Planejamento e Gestão, informa que a instituição se prontificou a ser parceira da Prefeitura de Timóteo na elaboração do projeto de revitalização e reforma do Forno Hoffmann.
"Durante a reunião, expusemos ao reitor Genésio Zeferino e sua equipe a importância de restaurar uma edificação histórica tão importante para Timóteo. Explicamos que, em função das limitações financeiras do município, a parceria com a instituição torna-se ainda mais premente. Dessa maneira, ficou acordado que o Unileste prestará apoio técnico para a elaboração do projeto do Centro Cultural Forno Hoffmann", adianta Afonso. Na próxima terça-feira (30), às 15h, equipe da PMT irá acompanhar professores de Arquitetura da universidade na primeira visita técnica ao Forno. 
Já no dia 09/09, o Unileste irá apresentar à Administração o levantamento dos custos para o projeto de restauração e os termos para formalizar a parceria. Segundo Marcelo Afonso, as etapas de revitalização do local irão envolver toda a comunidade do entorno da Hoffmann, especialmente os moradores dos bairros Novo Horizonte e Olaria. "O governo não abre mão que essas comunidades participem da discussão do projeto a ser executado no Forno Hoffmann. É fundamental que esse Centro Cultural respeite e atenda aos anseios desses bairros da cidade e de toda a região", conclui Afonso.

Fonte: Diário Popular

0 comentários: