GOVERNADOR VALADARES – A população de Governador Valadares enfrenta um surto de conjuntivite viral. Somente em março, o Hospital Municipal (HM) atendeu 245 pessoas com os sintomas da doença. Os números preocupam porque o total de casos notificados neste ano no HM é de 316, contra 381 em todo o ano passado.
Até então, o único surto registrado no Estado tinha ocorrido em fevereiro, em Ponte Nova, na Zona da Mata. Na época, foram confirmados 280 casos. Segundo a coordenadora de Oftalmologia Social da Secretaria de Estado da Saúde, Karen Brock, por se tratar de uma doença que não é de notificação compulsória, o órgão não dispõe de um banco de dados sobre o registro de casos.
Nos últimos três dias, quase 60 pessoas foram atendidas no Centro de Saúde Doutor Rui Pimenta Filho, em Valadares, com o problema. Já a Vigilância em Saúde (VS) recebeu neste ano 135 notificações encaminhadas pelas unidades básicas de saúde. O maior número de casos é no Bairro Carapina, com 47 infectados.
A assistente administrativa Regiane Araújo, 29 anos, ainda se recupera. Ela conta que enfrentou coceira, ardência, vermelhidão e inchaço nos olhos por uma semana. “Faltei ao trabalho e à faculdade. Fiquei confinada em casa”. A conjuntivite é uma inflamação da membrana que reveste o “branco” do olho, a conjuntiva, e pode afetar a córnea e as pálpebras. Pode ser causada por vírus, bactérias ou por reação alérgica.(com Hoje em Dia)
2 comentários:
sou de ipatinga,,e aqui tambem tem esse surto.so na minha familia sao 13 pessoas...entre outras pessoas,amigos e vizinhos que tambem infectaram. queria saber ,como eu tambem infectei...depois que minha infecção acabar.se algum colega meu ainda estiver infectado...eu corro o risco de infectar novamente?
Postar um comentário