Dengue hemorrágica pode ter feito vítima em Timóteo

Muita gente não sabe, mas uma simples tampinha de garrafa pet pode ser foco do Aedes aegypti. Água parada é sinônimo de preocupação.

O último Liraa, Levantamento Rápido do Índice de Infestação da dengue foi divulgado em março: Ipatinga, que na primeira pesquisa apontou 7,7%, caiu para 5,0%. Coronel Fabriciano, de 5% caiu para 3,6%. 

Timóteo foi o município que apresentou uma menor redução. O índice era de 6,4% há dois meses e agora é de 6,3%. Isso significa que a cada 100 casas do município, seis possuem foco da dengue.

334 casos da doença foram notificados desde o início deste ano no município. No mesmo período do ano passado, foram 280. O aumento foi de 22,5%.

Para tentar reduzir o número de casos, 31 agentes visitam casas em todos os bairros da cidade. Para atender a demanda, mais 40 vão ser contratados até julho.

Os agentes verificam quintais, vasinhos de plantas e caixas d'água. Na casa da dona de casa Enedina Espinasse não foi encontrado nenhum foco do mosquito transmissor da dengue. Ela conta que mantém tudo bem limpo e que verifica a situação do imóvel. 

Em uma outra casa, os agentes vistoriaram o quintal e os vasinhos de plantas. A moradora do imóvel, Joana Dar'c não sabia, mas a bromélia também pode ser foco da dengue. Uma larva do Aedes aegypti foi encontrada na planta.

Além dos problemas encontrados para reduzir o Lira, Timóteo tem outro motivo grave para se preocupar com a doença: no início deste mês uma criança morreu com suspeita de dengue hemorrágica no município. Gabriel Pires Silva tinha 10 anos e morava no bairro Recanto do Sossego. O exame foi enviado à fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. A previsão é que o resultado seja divulgado em 30 dias. Fonte: In360

0 comentários: