Trevo do Águas Claras terá velocidade controlada

PARAÍSO – O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) começou nesta terça-feira (03) as obras de instalação de dois controladores de velocidade na BR-381, na saída de Ipatinga para Governador Valadares. As obras estão sendo feitas no quilometro 235, em frente ao trevo de entrada para o Bairro Águas Claras, pertencente ao município de Santana do Paraíso. A obra é uma reivindicação da Associação de Moradores do bairro, e foi requisitada ao órgão nacional após a morte do pastor Vicente Martins Faria, de 82 anos, em um acidente ocorrido no dia 6 de dezembro de 2010.

Segundo o presidente da Associação do Bairro Águas Claras, Varley Cândido de Assis, a obra foi solicitada junto ao DNIT ainda em dezembro. “Já tivemos muitos acidentes nesta saída do bairro, quando os carros estão saindo e pegam o fluxo da BR. Só no ano passado foram três vítimas fatais, entre elas o pastor Vicente Martins”, lembrou Varley. No dia 6 de dezembro, quando trafegava no sentido Ipatinga-Valadares em um táxi, o pastor foi atingido na lateral do carro por uma caminhonete Fiat Strada ao tentar entrar no trevo para o bairro. O fluxo de carros no local é intenso, devido à BR-381 e por ser a saída principal do bairro, que tem 3,5 mil habitantes.

Outras melhorias
Além da instalação do controlador de velocidade, o trecho receberá, até o final do ano, a conclusão de outras obras para melhorar o tráfego de veículos no local e evitar acidentes. “Quase todos os acidentes que acontecem aqui são porque, ao invés do condutor fazer o retorno mais embaixo (próximo ao Green Park), tenta entrar aqui no trevo. Por isto, além dos radares no local, o DNIT irá fazer, até o final do ano, pistas para desaceleração na entrada do bairro, e de aceleração para a saída. Iremos colocar mais uns cem metros de meio-fio dos dois lados do trevo para evitar que os condutores virem aqui”, explicou o presidente. A pista de desaceleração começará próximo ao estacionamento do clube, junto ao retorno, e deve ser concluída até o final do ano. O mesmo acontecerá para a pista de aceleração, na saída do bairro para Ipatinga. Fonte: JVA online

0 comentários: