Centro Vocacional Raimundo Fagner, em Ipatinga, pode fechar as portas no próximo mês

O Centro Vocacional Tecnológico Raimundo Fagner foi inaugurado há dois anos e meio, no bairro Veneza. São 90 cursos profissionalizantes e de informática online e outros cinco presenciais disponibilizados à comunidade. Quase 100% deles gratuitos. No local, também funciona o setor de identificação da Polícia Civil, onde são feitas carteiras de identidade. O contrato assinado com a prefeitura foi de três anos e vence no dia primeiro do mês que vem.

No mês passado, mostramos a situação. Na época, a assessoria da prefeitura informou que não tinha interesse em renovar o contrato porque as metas não teriam sido alcançadas. A gerente do centro não concorda.


Ainda de acordo com a gerente, a última parcela, no valor de R$ 60 mil, correspondente ao contrato em vigor, ainda não foi depositada. 15 funcionários trabalham no centro vocacional. 

Outros casos

Além do Centro Vocacional Tecnológico Raimundo Fagner, outras três instituições de Ipatinga também não receberam a verba junto à prefeitura. Duas delas, inclusive, paralisaram as atividades há cinco semanas.

A Associação Social do Bairro Canaã atendia a 210 crianças por mês, com aulas de informática e atividades de laser. Sem o repasse da verba, demitiu oito funcionários. No Instituto de Ação Comunitária do Bairro Vila Celeste, só as aulas de informática continuam, graças a um voluntário. Todas as outras atividades estão paradas. Prejuízo para mil crianças e adolescentes que eram atendidos no local todos os meses, além dos 15 funcionários demitidos.

A Casa de Apoio ao Paciente Oncológico também não recebeu a verba. O acordo era de R$ 100 mil em 2011, segundo a instituição, que agora sobrevive de doações da comunidade e eventos. Mas não conseguiu reunir a quantia necessária para pagar as contas do mês passado. Todas estão atrasadas.

A instituição tem hoje 24 leitos e todos estão ocupados. São pessoas de outras cidades que ficam para fazer o tratamento contra o câncer no Centro de Oncologia de Ipatinga.

Notas
A assessoria da Prefeitura de Ipatinga disse que parcerias, como a firmada o Senai, devem suprir a ausência do convênio suspenso com o Centro Vocacional Tecnológico Raimundo Fagner.

No que se refere ao repasse da verba à Casa de Apoio ao Paciente Oncológico, disse que o convênio está sob análise e deve ser assinado em breve.
fonte: In360

0 comentários: