Belo Horizonte vive seu maior apagão em 30 anos

Coletivo foi atingido por uma das 54 árvores que caíram na cidade (Foto: Emmanuel Pinheiro)
Ventos de até 70 quilômetros por hora no início da noite desta quinta-feira (9) derrubaram pelo menos 54 árvores e provocaram o maior apagão registrado na Região Metropolitana de Belo Horizonte nos últimos 30 anos. Com o desligamento de 62 circuitos de transmissão de energia da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), pelo menos 300 mil consumidores ficaram sem luz na Grande Belo Horizonte. Segundo a Cemig, a previsão de normalização do fornecimento de energia era previsto para o final da manhã desta sexta-feira (10).

O Aeroporto da Pampulha ficou sem energia das 18h15 até às 22 horas. Um avião de pequeno porte que estava no hangar foi derrubado pela força do vento, mas ninguém ficou ferido. Na Vila São Tomaz, na Região da Pampulha, a força do vento derrubou o telhado de uma casa e atingiu uma criança de 12 anos. Ela teve ferimentos leves ao ficar presa debaixo dos escombros por cerca de 40 minutos. Na Rua 12 de Outubro, no Bairro São João Batista, também na Região Pampulha, o telhado de um posto de combustíveis foi arrancado, mas ninguém foi atingido.

Na Avenida do Contorno, esquina da Rua Aquiles Lobo, no Bairro Floresta, Região Leste, uma árvore caiu sobre uma viatura do 1º Batalhão da Polícia Militar. Homens do Corpo de Bombeiros tiveram que usar máquinas para cortar os troncos que impediram a saída dos militares. Também nesta ocorrência ninguém ficou ferido. 



No trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou várias ocorrências de quedas de árvores e a rodovia foi interditada nos dois sentidos próximo a Nova Lima, na Grande BH, e ao trevo de Ouro Preto. No trecho da BR-040, que liga a capital a Brasília, também houve registro de interdição próximo a Sete Lagoas. Na BR-262, quedas de árvores também interromperam o tráfego próximo a Bom Despacho, na Região Centro-Oeste. Nas avenidas de maior circulação na cidade, como Avenida Antônio Carlos, Amazonas e Cristiano Machado, o tráfego de veículos praticamente parou.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o forte temporal também derrubou árvores. Já em Uberaba, na mesma região, o vento destelhou várias casas. Também não houve registro de feridos.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, o temporal foi provocado por uma frente fria que veio do Sul do Brasil e se deslocou para a Região Leste do Estado e para o Vale do Aço. A previsão do tempo para esta sexta-feira em Belo Horizonte é de sol com muitas nuvens durante o dia com períodos de nublado e chuva a qualquer hora. De sábado até terça-feira, a previsão é de sol com algumas nuvens. Não chove.

0 comentários: