Crianças de uma escola convivem com risco de desabamento em Ipatinga



O muro nos fundos da escola desabou em dezembro do ano passado por causa de uma forte chuva. Perto tem um pequeno prédio. Há dois meses, houve outra tempestade e a instituição ficou alagada. Segundo o presidente do conselho da escola, Edson Garcia Fernandes, um engenheiro da defesa civil esteve no local e constatou o risco do prédio desabar sobre a escola.

A direção da escola procurou a secretaria de educação e pediu que fosse entregue um laudo. Edson conta que o secretário esteve na escola em maio, prometeu dar o laudo uma semana depois e nada foi feito até o momento.

A Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira fica no Bairro Vila Formosa, em Ipatinga. Estudam lá, 350 crianças. Uma das salas de aula fica bem perto do prédio, o que preocupa algumas mães. A diarista, Meire Márcia de Lima, conta que são várias vidas que estão em risco. Segundo a diarista Cleide Marcolino, se há o problema, a prefeitura deve retirar as crianças da instituição.

A filha do dono do prédio também esteve na escola. Afirmou que não há motivo para preocupação. De acordo com a costureira Selma Andrade Ribeiro, um engenheiro afirmou não haver problema algum e pelo fato da construção estar incomodando, está sendo feito um muro para reforçar a estrutura do prédio. 

Segundo ela, o prédio foi construído de acordo com as normas técnicas e o projeto foi entregue na prefeitura, como determina o código de posturas do município. A varanda, que foi construída há três anos, também? Ela afirma que um engenheiro deu orientações, mas não foi feito um projeto para a construção.

A administração da cidade informou que representantes da secretaria de educação estiveram na escola para avaliar a situação. Segundo eles, o problema no muro foi causado por água de chuva que veio da rua. O problema já foi repassado para a secretaria de obras tomar providências imediatas. Engenheiros da defesa civil também fizeram uma avaliação técnica e orientaram o proprietário do prédio a procurar um engenheiro estrutural para avaliar o imóvel.

Fonte: In360

0 comentários: