Estádio Ipatingão volta a se chamar Lamegão


Um projeto de lei de autoria do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), aprovado por unanimidade, mudou novamente o nome do Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, para Estádio Municipal João Lamego Neto, Lamegão. Na tarde de ontem, a praça esportiva já recebeu uma nova pintura com o nome do ex-prefeito de Ipatinga, que faleceu no dia 4 de abril de 2011. Já o hall principal do Estádio levará o nome do vereador Epaminondas Mendes Brito.

Para Nardyello, a homenagem é merecida. Segundo ele, João Lamego executou obras grandiosas no município, com destaque para a construção do Ipatingão, antes chamado de Lamegão. “Durante muito tempo e até mesmo nos dias atuais, a população ainda reconhece o estádio como Lamegão. Porém, não podemos dar denominação a nenhuma obra com nome de pessoas vivas. Agora, que infelizmente este político tão querido se foi, podemos homenageá-lo pela grandeza de seu trabalho”, declarou o presidente da Câmara, emendando. “O Epaminondas Mendes Brito, que atualmente dá denominação ao estádio, também teve uma brilhante trajetória política como vereador em Ipatinga e é merecedor de nossa homenagem e reconhecimento. Portanto, terá seu nome imortalizado no hall principal do estádio, onde sempre será lembrado 
como um cidadão comprometido com o povo de Ipatinga”, concluiu Nardyello.

João Lamego
João Lamego Neto nasceu em Faria Lemos/MG, em 15 de abril de 1926, mudando-se para Ipatinga em 1949. Foi vice-prefeito da cidade nos anos de 65 e 66. Foi prefeito e governou a cidade no período de 1977 a 1982. Cumpriu mandato de deputado estadual no período de1987 a 1991.

A par das inúmeras benfeitorias realizadas em sua gestão – obras de grande vulto, consideradas de profunda importância e significado para a construção da infra-estrutura e estética de Ipatinga, Lamego foi um grande incentivador da arte, cultura, da educação e do esporte. João Lamego Neto faleceu no dia 4 de abril de 2011.

Epaminondas
Epaminondas Mendes Brito, nascido em 30 de dezembro de 1942, foi vereador da Câmara Municpal na 5º legislatura da Casa (1977 – 1983), tendo assumido a presidência em 1978. Porém não concluiu o mandato, vindo a falecer em 1981, vítima de câncer.

0 comentários: