Paralisia e Sarampo: vacina para 22 mil crianças

Pais e responsáveis devem atualizar o cartão vacinal das crianças 



IPATINGA - Todas as Unidades de Saúde do município de Ipatinga estão preparadas para a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, segundo informa a assessoria da prefeitura. A campanha, que tem as crianças como público-alvo, começou nesta segunda-feira (13) e prosseguirá até o dia 24. No próximo sábado (18) será realizado o dia D de Vacinação e as unidades estarão abertas de 8h às 17h. Pais e responsáveis não podem esquecer de levar o cartão de vacina das crianças.

Crianças com menos de cinco anos serão imunizadas nesta primeira fase contra a paralisia infantil com duas gotinhas. A segunda etapa acontecerá no mês de agosto. Quem tem entre um e sete anos de idade vai ser imunizado contra o sarampo. Na oportunidade, as crianças vão poder ainda colocar em dia o cartão de vacina, caso tenha alguma dose em atraso. A Prefeitura de Ipatinga deve imunizar contra a paralisia infantil e sarampo cerca de 22 mil crianças. 

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são raros, conforme especialistas da Prefeitura de Ipatinga. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a Vigilância Epidemiológica da cidade. Após tomar a vacina, o organismo leva até 14 dias para estar totalmente protegido.

A vacina oral contra pólio é indicada independente da criança já ter recebido a vacina em campanhas anteriores. A vacinação é realizada nacionalmente todos os anos. A vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, é uma vacina de dose única.

Fonte: JVA online

0 comentários: