Pedro Linhares lidera ranking de acidentes em Ipatinga

Avenida Pedro Linhares é a que mais registra acidentes em Ipatinga; rodovia é ligação para Belo Horizonte e também Bahia
IPATINGA - Um estudo realizado periodicamente pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vem diagnosticando a situação do trânsito nas ruas e avenidas de Ipatinga. A pesquisa avalia a incidência de acidentes, as suas causas e onde eles estão concentrados.O trabalho mostra que, somente nos três primeiros meses do ano, foram registrados 1.109 acidentes envolvendo todos os tipos de veículos. Esse número é inferior ao do mesmo período de 2010, que teve 24 acidentes a mais. O número de vítimas, porém, aumentou este ano. Foram 634 pessoas que precisaram de socorros médicos contra 577 do ano passado. As estatísticas também mostram que 11 pessoas morreram nas ruas de Ipatinga no primeiro trimestre de 2011 em decorrência dos acidentes no trânsito. No ano passado, foram 10 vítimas fatais.

Entre todos os mortos nos acidentes do primeiro trimestre deste ano, a coincidência é que eles eram pedestres ou motociclistas e praticamente todos morreram em avenidas - a única morte registrada em rua foi no dia 20 de março, quando uma criança de seis anos foi atropelada no Veneza por um indivíduo supostamente embriagado. Os carros e as motos estiveram, respectivamente, à frente das ocorrências, sendo seguidos pelos caminhões e bicicletas, totalizando cerca de três mil veículos envolvidos. O ponto que registrou o maior número de ocorrências em Ipatinga foi a avenida Pedro Linhares, perímetro urbano da BR-381 que vai do bairro Horto até o Veneza, na saída para Governador Valadares. De janeiro até março deste ano foram 67 acidentes na via. A BR-458, outro trecho urbano de rodovia que passa por Ipatinga, teve 24 acidentes nesse período.

BAIRROS
O relatório da Prefeitura aponta também os locais críticos em termos de acidentes dentro dos bairros de Ipatinga. A avenida Selim José de Sales, no Canaã, fica em primeiro lugar na lista de ocorrências, com 42 acidentes. O Iguaçu aparece em segundo, com 36 ocorrências na avenida Brasil, seguido pelo Jardim Panorama. O relatório aponta, ainda, que é durante a tarde que os acidentes na cidade acontecem com mais frequência.

CAUSAS
A falta de atenção ao volante foi a maior causa de acidentes em Ipatinga, também de acordo com o estudo. Mais da metade das ocorrências - 57% - aconteceram por esse motivo. Desrespeito à sinalização, marcha ré inadequada, manobras mal feitas e ultrapassagens também contribuíram para as fatalidades.


Outro fator que complica o trânsito de Ipatinga é o aumento em sua frota. Nos últimos cinco anos, o número de carros no município aumentou mais de 40%, passando de cerca de 46 mil para 64.500 veículos. Já as motocicletas lideram este crescimento. De 2006 até abril deste ano, foi um aumento de mais de 90% no número de novas motos na cidade, isso sem contar as motonetas ? veículos pequenos, mais conhecidos como "motinhas", que possuem pequena cilindrada e atingem velocidades menores que as motos convencionais.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), Ipatinga possui um total de 110 mil veículos circulando em suas ruas. Mas o secretário da Sesuma, Rodrigo Resende, afirma que esse número é maior devido os chamados "veículos flutuantes", ou seja, aqueles que não são emplacados na cidade, mas circulam por aqui.

ESTACIONAMENTOS
Além dos acidentes, outra consequência do aumento da frota é a diminuição dos espaços para estacionar. E essa é a maior reclamação dos motoristas que precisam ir ao Centro de Ipatinga. A empresária Vânia Lúcia Ferreira conta que precisa adiantar a saída de casa para compensar o tempo em que fica procurando um local para deixar seu carro. Já o advogado Lúcio Moura apela para os estacionamentos privativos quando está com pressa. 


Em Ipatinga, funciona o serviço do Faixa Azul, que consiste em tornar os estacionamentos do Centro e também do Horto, rotativos, fazendo com que haja uma desocupação das vagas nas vias. Porém, o serviço não tem sido o suficiente para liberar mais locais de estacionamento. 


Sobre o problema, Rodrigo Resende afirmou que a Prefeitura tem buscado orientar a população sobre a não prática do individualismo. "É importante que as pessoas tenham consciência de utilizar a carona, o transporte coletivo, ou o transporte alternativo devidamente legalizado", diz. Ainda segundo Rodrigo, não há projeto para a construção de novos estacionamentos em Ipatinga, mas o secretário informou que existem conversas com a Departamento de Planejamento Urbano para que a questão seja avaliada.

Fonte: Diário Popular

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