TV a cabo poderá ter limite de tempo para publicidade

O tempo de propagandas na TV a cabo poderá ser regulado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está realizando uma consulta pública para colher sugestões sobre a atualização da regulamentação do serviço e uma das mudanças propostas é de estabelecer um tempo máximo para a propaganda nesses canais.

Segundo a Agência Brasil, a proposta da Anatel seria destinar à publicidade na TV a cabo o mesmo tempo da TV aberta, o que representa 15 minutos a cada hora de programação, ou seja, as propagandas estariam restritas a apenas 25% da grade.

Nos últimos cinco anos a Anatel recebeu cerca de 11 mil reclamações relativas à programação da TV a cabo. Entre as principais críticas está a insatisfação dos assinantes com o grande número de intervalos comerciais. Também foi relatado que a inserção de publicidade cresceu ao longo do tempo.

Para o presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg, o limite de publicidade deve ser estabelecido pela concorrência entre as empresas e não pela agência reguladora do setor.

Annenberg explica que a publicidade é um dos itens que compõem a renda das TVs por assinatura e por isso mesmo ajuda a baixar o preço da mensalidade para os usuários. Segundo ele, a maioria dos canais já respeita o limite estabelecido pela Anatel, de 25% da programação diária para a publicidade. Ele garante que a ABTA vai participar da consulta pública proposta pela Anatel para tentar retirar esse item do regulamento.

Fonte: O Tempo

0 comentários: