Usiminas Mecânica investe R$ 50 mi em nova unidade

A nova unidade representou um acréscimo de 50 novos postos de trabalho na região; parte dos equipamentos foi exportada da Alemanha e Itália
02-12-2011 11:32
IPATINGA - Com vistas a atender ao setor ferroviário, a Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, inaugurou na manhã de ontem (1º) sua linha de moldagem automática da fundição. O investimento é da ordem de R$ 50 milhões. 
A linha fabricará truques para vagões e outros componentes fundidos (engates, braçadeiras, hastes de ligação, etc), além de peças seriadas para os segmentos industrial e de mineração. Com um mercado cada vez mais aquecido, a Usiminas Mecânica se prepara para iniciar o ano de 2012 com uma carteira superior a 700 vagões.
O presidente da Usiminas, Wilson Brumer, destacou durante entrevista à imprensa que a Usiminas Mecânica se tornou uma das mais importantes empresas do seu ramo, e para aumentar seu mercado consumidor, o grupo decidiu investir na inovação tecnológica. Atualmente, as maiores empresas no setor são a Vale, MRS e a FCA.
"Detectamos mercado nessa área de fundição, principalmente no setor ferroviário para melhorar a logística onde o segmento já está presente e em novas frentes a serem abertas pelo País nos próximos anos. No plano brasileiro ferroviário, vemos uma vontade do governo federal e do setor privado, a Usiminas se antecipando a essa demanda", informou.
Além de ter a mais moderna fundição do País, o outro diferencial competitivo da unidade em Ipatinga é o aço líquido fornecido diretamente pela usina, tanto que o galpão de fundição está situado dentro área da siderúrgica. Diferente de empresas do setor que precisam beneficiar a matéria-prima para obter o líquido usado na moldagem das peças. 
A nova unidade representou um acréscimo de 50 novos postos de trabalho na região. Parte dos equipamentos foi exportada da Alemanha e Itália, uma vez que o País não tinha fabricante para essa tecnologia.
Participaram da entrevista ainda o diretor-executivo da Usina de Ipatinga, Francisco Amerio, o superintendente de vagões e fundições da Usiminas Mecânica, Jairo Andrade Cruz, e o vice-presidente de desenvolvimento e competitividade Omar Silva Jr. 

PRODUÇÃO
Instalada em uma área de 4 mil m², a nova linha de fundição amplia a capacidade de produção da Usiminas Mecânica de 24 mil t/ano para 41 mil t/ano de aço e, ao dotá-la de um novo patamar tecnológico, traz perspectivas de novos negócios para a empresa. 
Dentre as vantagens do processo automatizado de moldagem está o menor custo operacional e a estabilidade do processo. "Estamos modernizando nossas operações para oferecer ao cliente um produto com mais qualidade e valor agregado", afirma Guilherme Muylaert, diretor-executivo da Usiminas Mecânica. Os operadores da Usiminas Mecânica foram capacitados com treinamentos na Alemanha e Itália.
A sustentabilidade é também uma das premissas do processo produtivo, uma vez que não são gerados resíduos. Da areia utilizada nos moldes, 85% será reaproveitada - após passar por recuperador de areia de última geração. Os outros 15% serão destinados para co-processamento. Além disso, 100% da sucata metálica retornam para o forno de fusão.

CERTIFICAÇÃO
Na solenidade de inauguração, a Usiminas Mecânica recebeu o certificado ISO 9001, do Bureau Veritas Certification (BVC), pela unidade de fundição e fábrica de vagões.
Sobre a Usiminas Mecânica
A Usiminas Mecânica é uma provedora de soluções em bens de capital e serviços que agrega valor ao aço produzido pela Usiminas. Possui experiência de 40 anos em projetos industriais complexos, com foco nos segmentos de infraestrutura, energia, petroquímico, naval siderurgia, mineração. 
A empresa está estruturada em cinco unidades de negócios ? Pontes, Estruturas Metálicas e Blanks; Equipamentos e Negócios em Siderurgia; Montagens Industriais; Fundição e Vagões e Manutenção.

TRUQUE FERROVIÁRIO

É um conjunto de peças incluindo laterais e travessas fundidas, eixos, rodas, rolamentos, componentes do sistema de freio, molas e outros elementos de conexão associados. A função do truque é prover ao vagão sustentação e mobilidade.
Dentre as vantagens do processo automatizado de moldagem está o menor custo operacional e a estabilidade do processo. "Estamos modernizando nossas operações para oferecer ao cliente um produto com mais qualidade e valor agregado", afirma Guilherme Muylaert, diretor-executivo da Usiminas Mecânica. Os operadores da Usiminas Mecânica foram capacitados com treinamentos na Alemanha e Itália.
A sustentabilidade é também uma das premissas do processo produtivo, uma vez que não são gerados resíduos. Da areia utilizada nos moldes, 85% será reaproveitada - após passar por recuperador de areia de última geração. Os outros 15% serão destinados para co-processamento. Além disso, 100% da sucata metálica retornam para o forno de fusão.



Fonte: Diário Popular

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