Campeões Ipatinguenses serão conhecidos hoje

IPATINGA – Com expectativa de público superior a 11 mil torcedores presentes, realização de sorteio de prêmios e, principalmente, jogos emocionantes, será realizada hoje à tarde, no Lamegão, a rodada dupla que apontará os campeões ipatinguenses da Primeira e Segunda Divisões (jogos de volta das finais). Às 15h, na preliminar, Sem Futuro e Vila Nova decidem o título da Série B. Logo depois, 17h, será a vez de Novo Cruzeiro e Itamarati medirem forças pela taça da Primeirona. A entrada é gratuita. Os portões do estádio municipal serão abertos a partir das 14h. No intervalo das duas partidas, o torcedor que comparecer às decisões concorrerá a cinco motocicletas zero km e outras premiações, que serão realizadas no intervalo de cada um dos jogos.

Além dos títulos e medalhas alusivos às finais (campeões e vices), a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) premiará os artilheiros dos dois campeonatos, equipes menos vazadas e times mais disciplinados. “Nas duas competições, para premiarmos os goleadores, o critério será a média da divisão de gols pela quantidade de participações. Sobre as equipes que menos sofrerem gols, será exigida, para a premiação, uma participação obrigatória em 70% dos jogos, e, para as equipes mais disciplinadas, somente concorrerão as que disputarem também o mínimo de 70% das partidas. Neste caso, será observada a média de cartões vermelhos, e, permanecendo, será efetuado o sorteio”, explicou o diretor técnico da LDI, Lúcio Guedes.

NOVO CRUZEIRO X ITAMARATI
Cercado por muita rivalidade e declarações polêmicas de seus treinadores durante a semana, Novo Cruzeiro e Itamarati travam hoje o mais decisivo dos três duelos entre as duas equipes no atual Campeonato Ipatinguense da Série A. Em dois confrontos até aqui, o Itamarati, único invicto da competição, soma 100% de aproveitamento contra o rival. O time do Bairro Bethânia venceu ambos os jogos por 2 a 1. O primeiro duelo, ainda na fase inicial, foi vencido pelo time do técnico Jaime Andrade, diante de sua torcida, no campo do Itamarati. Já no último domingo (10), o triunfo, válido pela primeira partida da final, teve como palco o campo (neutro) do Canaã.

O clube do Bethânia joga pelo empate para sagrar-se campeão municipal da primeira divisão de forma inédita. A equipe não terá o volante Técio, que torceu o joelho no primeiro jogo, e o zagueiro Bruninho, que cumpre suspensão automática. Em compensação, o também zagueiro Neguete, titular do time em praticamente todo o campeonato, poderá retornar na grande final deste sábado, após desfalcar a equipe na última partida. O jogador, que estuda proposta de um clube profissional do interior de São Paulo, ainda não acertou definitivamente sua transferência para o futebol profissional.

“Antes do jogo de ida, domingo passado (10), eu considerava o Novo Cruzeiro favorito, principalmente por ter um time praticamente formado por atletas profissionais, porém, com a nossa vitória por 2 a 1, vejo que a decisão está, neste momento, em aberto. Não há favorito. Esperamos um jogo equilibrado”, disse o técnico do Itamarati, Jaime Andrade, que conquistou o título ipatinguense de forma invicta em 2006, no comando do Iguaçu.

Pelo lado do Novo Cruzeiro, que precisa vencer a partir de dois gols de vantagem para ser campeão no tempo normal, o técnico Aílson Gilberto terá o retorno do lateral direito Ademir, que cumpriu suspensão automática na primeira partida da final. O time não terá desfalques para a finalíssima. “Perdemos o primeiro jogo por falhas individuais. Acredito que o favorito seja o Itamarati. Vamos mudar a postura para o segundo confronto. Tudo vai depender do rendimento dos atletas em campo. Minha função é passar tranquilidade e eu tenho feito isso”, afirmou o treinador do Novo Cruzeiro, que terminou a primeira fase como líder geral por índice técnico. Ainda segundo o comandante da equipe celeste, o clube voltará a utilizar neste sábado o teste do bafômetro em seus atletas, como momentos antes do jogo de ida no último domingo (10).

Em caso de vitória novo-cruzeirense pela diferença mínima de gols, a decisão do título será em cobranças alternadas de pênaltis. As equipes só serão oficialmente definidas nos vestiários do Lamegão.O Itamarati jamais conquistou o Ipatinguense da Primeira Divisão. Em 2004, o clube do Bethânia perdeu a final para o próprio Novo Cruzeiro, então dirigido por Jaime Andrade, no mesmo palco da decisão de hoje. O time celeste ainda levantaria a taça no ano seguinte.

SEM FUTURO X VILA NOVA
Na decisão da Segundona, após vitória no primeiro confronto da final por 3 a 1, o Vila Nova joga pelo empate para levantar a taça. Se vencer, independentemente da diferença de gols, o Sem Futuro levará a decisão para os pênaltis. Os dois clubes, garantidos na divisão de elite ipatinguense em 2012, jamais conquistaram o título da Série B municipal.

Fonte: JVA online

0 comentários: